Gospel Prime

Batistas do Sul expulsam Igreja de Saddleback por ordenar pastora

today22 de fevereiro de 2023 13

Fundo
share close

Na última terça-feira (21), a Convenção Batista do Sul decidiu expulsar uma de suas maiores e mais proeminentes igrejas, a Saddleback Church, no sul da Califórnia, devido à instalação de uma mulher como pastora.

Embora essa mudança seja amplamente simbólica, já que a igreja ainda opera normalmente e seus membros não serão abertamente afetados, a expulsão de uma das igrejas mais importantes da denominação destaca a divisão interna sobre o tema da ordenação feminina.

A Convenção Batista do Sul, que tem 13 milhões de membros e 47.000 igrejas, tem servido há muito tempo como um indicador do evangelicalismo americano. A Saddleback Church foi fundada em 1980 pelo pastor Rick Warren, que construiu um perfil nacional graças em parte à postura inovadora da igreja como “sensível ao buscador”, sintonizada com as perguntas e preferências daqueles que não estão familiarizados ou desconfiam das experiências tradicionais da igreja.

A escolha do casal Andy e Stacie Wood como novos líderes da igreja foi imediatamente controversa nos círculos batistas do sul. Enquanto o pastor Wood dirige a igreja, sua esposa, Stacie Wood, serve como um “pastor de ensino”, um papel que inclui a pregação, e que muitos veem como uma violação da declaração de crenças da Convenção Batista do Sul.

A declaração afirma que “embora homens e mulheres sejam dotados para o serviço na igreja, o ofício de pastor é limitado a homens qualificados pelas Escrituras”.



Os líderes batistas do sul determinaram que cinco igrejas, incluindo a Saddleback Church, “não estão em cooperação amigável com a Convenção devido ao fato de as igrejas continuarem a ter uma mulher atuando no cargo de pastor”.

As outras quatro igrejas expulsas nas quais as mulheres servem como líderes ou pastoras seniores são: Calvary Baptist Church em Jackson, Miss.; Igreja Batista Fern Creek em Louisville, Ky.; New Faith Mission Ministry em Griffin, Ga., e St. Timothy’s Christian Baptist Church em Baltimore.

Jared Wellman, presidente do comitê executivo da convenção, afirmou em um comunicado que “essas igrejas têm sido valorizadas e cooperativas por muitos anos, e essa decisão não foi tomada levianamente. No entanto, continuamos comprometidos em defender as convicções teológicas da SBC e manter a unidade entre suas igrejas cooperantes”. Embora a Saddleback Church fosse afiliada à Convenção Batista do Sul, a igreja não usava a palavra batista em seu nome ou colocava em primeiro plano qualquer conexão com a denominação.

O Sr. Warren raramente participava de reuniões denominacionais e o site de Saddleback lista o Sr. Wood como o único pastor principal, mas se refere aos “pastores Andy e Stacie Wood”. Wood




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escola-do-texas-vive-movimento-apontado-como-avivamento

Gospel Prime

Escola do Texas vive movimento apontado como avivamento

Em um momento onde a maioria dos jovens prefere seguir o mundo do que os caminhos de Cristo, muitos jovens estudantes da Igreja New Life, no Texas, estão fazendo missões no campus de 20 escolas secundárias diferentes, provocando um avivamento enquanto eles pregam o Evangelho nas escolas,  onde coisas sobrenaturais estão acontecendo. Os relatos são de que eles estabeleceram clubes bíblicos nos campus, na Universidade Texas A&M-Corpus Christi, os estudantes […]

today22 de fevereiro de 2023 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%