G1 Santos

Bebê recém-nascida engasga com leite e é salva por policiais militares no litoral de SP

today28 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

Uma bebê de apenas duas semanas foi salva por dois policiais militares após engasgar com leite e ficar alguns minutos sem respirar. Os agentes estavam em patrulhamento por Praia Grande, no litoral de São Paulo, quando foram abordados pela mãe da recém-nascida. Conforme apurado pelo g1, nesta terça-feira (28), eles usaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da menina.

A mãe da bebê Luana da Silva, de 21 anos, disse ter contado com a ajuda do vizinho, que a levou de carro para buscar socorro. Durante o trajeto, na Avenida dos Trabalhadores, se depararam com agentes do 45º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“Já desci do carro e pedi ajuda, pelo amor de Deus. Aí eles pegaram a minha filha, foram fazendo massagem nas costas dela, tentando desengasgar ela até chegar no hospital”, disse Luana, que é moradora da Vila Sônia.



De acordo com a PM, o procedimento adotado pelos policiais na madrugada de domingo (26) foi a manobra de Heimlich, que resultou na desobstrução das vias aéreas da bebê. Segundo a mãe, quando encontrou com os agentes a menina estava “roxa” e “dura”.

Depois desse primeiro atendimento, todos entraram nos automóveis e se deslocaram ao Pronto-Socorro Central, na Vila Guilhermina. No trajeto a bebê voltou a respirar.

“Quando chegou no hospital eles botaram arzinho nela [oxigênio] e ela voltou [foi se recuperando]. Mas foi graças a Deus e aos policiais [que ela está viva]”, ressaltou a mãe. Na unidade de saúde a menina passou por exames, que descartaram quaisquer sequelas.

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada em situações de emergência causadas por asfixia devido a obstrução das vias respiratórias. O procedimento, crucial em casos de engasgo e é aplicável a todas as faixas etárias, incluindo bebês.

Como salvar um bebe de engasgamento Manobra de Heimlich — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

  • A orientação de especialistas é que, em casos de engasgos, observar se há algo que esteja obstruindo a respiração e possa ser retirado. Não sendo possível, a orientação é deixar o bebê ou a criança de bruços e fazer a manobra até que o alimento ou objeto do engasgo seja expelido.

  • No caso de bebês, é necessário usar uma mão para segurar o bebê e apoiar sobre a perna. Segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.

  • No caso das crianças maiores e adultos, deve-se abraçar a vítima por trás, posicionando as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica, puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

miss-e-mister-melhor-idade-revelam-‘segredos’-para-a-conquista-dos-titulos-e-enaltecem-o-tempo-em-familia

G1 Santos

Miss e mister melhor idade revelam ‘segredos’ para a conquista dos títulos e enaltecem o tempo em família

Marisa Barroso Costa, de 65 anos, e Ivo Miguel Evangelista Santos, de 70, conquistaram o título de Miss e Mister Melhor Idade do Estado de São Paulo. Os dois vencedores são de Santos, no litoral paulista, e garantiram uma dobradinha inédita no concurso, que teve participantes de mais de 30 cidades. Ivo adicionou mais um título ao currículo. Ele que é bacharel em Direito, coordenador de Igualdade Racial e Étnica […]

today28 de novembro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%