G1 Santos

Bebê recém-nascida engasga com leite e é salva por policiais militares no litoral de SP

today28 de novembro de 2023 13

Fundo
share close

Uma bebê de apenas duas semanas foi salva por dois policiais militares após engasgar com leite e ficar alguns minutos sem respirar. Os agentes estavam em patrulhamento por Praia Grande, no litoral de São Paulo, quando foram abordados pela mãe da recém-nascida. Conforme apurado pelo g1, nesta terça-feira (28), eles usaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da menina.

A mãe da bebê Luana da Silva, de 21 anos, disse ter contado com a ajuda do vizinho, que a levou de carro para buscar socorro. Durante o trajeto, na Avenida dos Trabalhadores, se depararam com agentes do 45º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“Já desci do carro e pedi ajuda, pelo amor de Deus. Aí eles pegaram a minha filha, foram fazendo massagem nas costas dela, tentando desengasgar ela até chegar no hospital”, disse Luana, que é moradora da Vila Sônia.



De acordo com a PM, o procedimento adotado pelos policiais na madrugada de domingo (26) foi a manobra de Heimlich, que resultou na desobstrução das vias aéreas da bebê. Segundo a mãe, quando encontrou com os agentes a menina estava “roxa” e “dura”.

Depois desse primeiro atendimento, todos entraram nos automóveis e se deslocaram ao Pronto-Socorro Central, na Vila Guilhermina. No trajeto a bebê voltou a respirar.

“Quando chegou no hospital eles botaram arzinho nela [oxigênio] e ela voltou [foi se recuperando]. Mas foi graças a Deus e aos policiais [que ela está viva]”, ressaltou a mãe. Na unidade de saúde a menina passou por exames, que descartaram quaisquer sequelas.

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada em situações de emergência causadas por asfixia devido a obstrução das vias respiratórias. O procedimento, crucial em casos de engasgo e é aplicável a todas as faixas etárias, incluindo bebês.

Como salvar um bebe de engasgamento Manobra de Heimlich — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

  • A orientação de especialistas é que, em casos de engasgos, observar se há algo que esteja obstruindo a respiração e possa ser retirado. Não sendo possível, a orientação é deixar o bebê ou a criança de bruços e fazer a manobra até que o alimento ou objeto do engasgo seja expelido.

  • No caso de bebês, é necessário usar uma mão para segurar o bebê e apoiar sobre a perna. Segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.

  • No caso das crianças maiores e adultos, deve-se abraçar a vítima por trás, posicionando as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica, puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

miss-e-mister-melhor-idade-revelam-‘segredos’-para-a-conquista-dos-titulos-e-enaltecem-o-tempo-em-familia

G1 Santos

Miss e mister melhor idade revelam ‘segredos’ para a conquista dos títulos e enaltecem o tempo em família

Marisa Barroso Costa, de 65 anos, e Ivo Miguel Evangelista Santos, de 70, conquistaram o título de Miss e Mister Melhor Idade do Estado de São Paulo. Os dois vencedores são de Santos, no litoral paulista, e garantiram uma dobradinha inédita no concurso, que teve participantes de mais de 30 cidades. Ivo adicionou mais um título ao currículo. Ele que é bacharel em Direito, coordenador de Igualdade Racial e Étnica […]

today28 de novembro de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%