Prefeitura de Guarujá

Biblioteca Martins Fontes ganha ponto de coleta de plástico do Projeto Recicla Guarujá 

today27 de setembro de 2022 19

Fundo
share close

Cerimônia de inauguração aconteceu no último dia 21, com a instalação de ponto de entrega voluntária (PEV)

Em Guarujá, lugar de leitura também é lugar de conscientização ambiental. No último dia 21, a Biblioteca Municipal Martins Fontes (Centro) ganhou uma loja do Projeto “Reciclou, Ganhou!”, do Programa Recicla Guarujá. Foi instalado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc), com Projeto Biblioteca Cidadã, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano.

Na iniciativa, consulentes e a população em geral poderão fazer a troca de plástico por itens pedagógicos como: lápis, cadernos e até pequenas bolsas. A cada quilo do material, o munícipe recebe uma moeda para preencher um cupom, denominado eco carteira. Ao trocar 40 embalagens plásticas,  concorrerá ao sorteio de um celular Iphone 13 em 2023. Todo material plástico coletado no PEV da Biblioteca será posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

O coordenador das Bibliotecas Públicas de Guarujá falou que o Programa Recicla Guarujá vem ao encontro das campanhas já desenvolvidas pela equipe da Biblioteca Cidadã. “Ao todo, desenvolvemos nove projetos, entre eles o Papa Lacre e Papa Tampinha (ambos destinados ao Fundo Social para troca por cadeiras de rodas), em que retiramos, do meio ambiente, as tampinhas de plástico e lacres de alumínio. São por meio de iniciativas como esta, que resgatamos a dignidade de muitas pessoas, por meio de um olhar ecológico”.

A assistente social Áurea Rocha Venâncio Rivas participou do evento, já fez a sua parte e levou seis garrafas de plástico para depositar no PEV. “Faço minha parte e acho importante conscientizar e preservar o meio ambiente”.



De acordo com a coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, “Guarujá é um grande exemplo para a Região. O lixo, o resíduo faz a maré subir, cria vulnerabilidade e gera pobreza. E temos notado, que, por conta do Recicla, não temos encontrado resíduos plástico pelo chão nas comunidades. Isso também vai refletir em avanços na empregabilidade”.

O evento contou ainda com a participação da equipe do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município, aprendizes do Camp, educadores, amigos da biblioteca e convidados. A cerimônia também reuniu homenagens a professores do Projeto Biblioteca Cidadã aposentados, além da troca de livros, demonstração (vivência) de tai chi chuan.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sarue-e-encontrado-morto-ao-lado-de-10-filhotes-em-calcada-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Saruê é encontrado morto ao lado de 10 filhotes em calçada no litoral de SP

O aposentado Dalmo Martini Pinheiro, de 60 anos, encontrou uma fêmea de saruê morta ao lado de 10 filhotes, todos vivos, na calçada perto da casa dele, na manhã desta terça-feira (27), no bairro Gaivota, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ao g1, o homem afirmou que alguns filhotes estavam mamando, mas que ela já estava sem vida. "Peguei a fêmea, a coloquei em um saquinho plástico e os […]

today27 de setembro de 2022 64

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%