G1 Santos

Saruê é encontrado morto ao lado de 10 filhotes em calçada no litoral de SP

today27 de setembro de 2022 69

Fundo
share close

O aposentado Dalmo Martini Pinheiro, de 60 anos, encontrou uma fêmea de saruê morta ao lado de 10 filhotes, todos vivos, na calçada perto da casa dele, na manhã desta terça-feira (27), no bairro Gaivota, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ao g1, o homem afirmou que alguns filhotes estavam mamando, mas que ela já estava sem vida.

“Peguei a fêmea, a coloquei em um saquinho plástico e os 10 filhotes em uma caixa de papelão. Liguei para o Instituto Gremar informando o caso e eles entraram em contato com a Ambiental [Secretaria Municipal do Meio Ambiente] para buscar os bichinhos”, disse.

Segundo Pinheiro, funcionários da secretaria foram até o local e recolheram os animais. “Não tenho ideia [do que ela morreu]. Choveu muito à noite e fez frio”.

Ele disse, ainda, que é comum encontrar saruês próximos ao local onde mora. “Aqui tem três terrenos em construção, com muita vegetação e os proprietários não cuidam”.

Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que o Departamento de Meio Ambiente recebeu a ocorrência e uma equipe foi deslocada ao local. “Os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) do Instituto Gremar, que tem contato de prestação de serviços com a administração municipal para recebimento, tratamento e soltura de animais silvestres”.



Segundo a prefeitura, a fêmea apresentava lesões que indicam um possível ataque de cães. Os 10 filhotes passarão por um período de reabilitação no Instituto Gremar, onde “receberão manejo nutricional adequado e toda adaptação” para serem devolvidos à natureza.

O g1 entrou em contato com o Instituto Gremar, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O biólogo Eric Comin disse que a espécie conhecida popularmente como saruê (Didelphis aurita) tem hábitos noturnos e são considerados animais onívoros. “Alimentam-se de frutas, raízes, vermes, larvas, insetos, lagartos, serpentes, anfíbios, aves, escorpiões e pequenos mamíferos, como ratos”.

A alimentação desses animais, segundo Comin, é muito importante para o meio ambiente. “As sementes saem do seu estado de dormência e tornam-se prontas para a germinação assim que saem nas fezes. É um importante dispersor de espécies arbóreas nas florestas”.

O saruê pode ser encontrado pela América do Sul, Argentina, Bolívia, Venezuela, no Uruguai, Guianas, Paraguai e Brasil. “Podem ser encontrados em praticamente todo o país, em florestas ou nos centros urbanos. Aliás, é comum a presença de saruês em porões, forros e sótãos das casas”.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defesa-civil-alerta-para-a-possibilidade-chuva-intensa-em-santos-a-partir-desta-quarta-feira

G1 Santos

Defesa Civil alerta para a possibilidade chuva intensa em Santos a partir desta quarta-feira

É esperado um volume de chuva entre 50 e 100 milímetros. Defesa Civil de Santos (SP) emite alerta para fortes chuvas na cidade nos próximos dias — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal A Defesa Civil Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, emitiu um alerta para a possibilidade de chuva forte a partir de quarta-feira (28). Segundo a prefeitura, há chances de alagamentos em pontos vulneráveis do município nos […]

today27 de setembro de 2022 38

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%