G1 Mundo

Biden autorizou Ucrânia a usar armas americanas em território russo, diz site

today4 de junho de 2024 6

Fundo
share close

Joe Biden, presidente dos EUA, deu secretamente permissão à Ucrânia para atacar a Rússia com armas americanas perto da área de fronteira de Kharkiv. A revelação foi feita pelo site Politico nesta quinta-feira (30), citando declarações de funcionários do governo dos EUA.

De acordo com o site Politico, um funcionário do governo disse que “o presidente recentemente orientou sua equipe para garantir que a Ucrânia possa usar armas dos EUA para fins de contrafogo em Kharkiv para se retaliar contra as forças russas que a atingem o país ou se preparam para atacá-lo”.

A mesma fonte também acrescentou que a política de não permitir ataques de longo alcance dentro da Rússia “não mudou”.



A mudança, segundo o reportado, foi um pedido da Ucrânia aos EUA depois que uma ofensiva russa em Kharkiv começou neste mês.

Na prática, a Ucrânia agora pode usar armas fornecidas pelos americanos, como foguetes e lançadores, para derrubar mísseis russos lançados em direção a Kharkiv; contra tropas se concentrando logo sobre a fronteira russa perto da cidade; ou bombardeiros russos lançados em direção ao território ucraniano.

A Ucrânia, entretanto, não pode usar essas armas para atingir infraestrutura civil ou lançar mísseis de longo alcance para atingir alvos militares no interior da Rússia.

Rússia ataca Kharkiv, na Ucrânia, e incendeia hipermercado

Rússia ataca Kharkiv, na Ucrânia, e incendeia hipermercado




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Primeiro-ministro da Eslováquia recebe alta de hospital após ficar em estado grave por tentativa de assassinato

Depois de ser liberado, o premiê foi levado para seu apartamento na capital, Bratislava. O atentado aconteceu no último dia 15, na cidade Handlová. Ele chegou a correr risco de morte e foi submetido a uma operação. O suspeito, um ex-segurança de shopping de 71 anos, foi preso logo após efetuar os disparos. Vídeo mostra momento em que primeiro-ministro da Eslováquia é baleado na rua Fico foi atingido no abdômen e no braço. O vice-primeiro-ministro, Tomas Taraba, afirmou à rede […]

today4 de junho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%