G1 Mundo

Biden diz que decisão de Putin de suspender acordo nuclear não indica que ele pense em usar armas desse tipo

today23 de fevereiro de 2023 16

Fundo
share close

Putin se retirou temporariamente do tratado para controle de armas New START, que limita o número de ogivas nucleares estratégicas implantadas pela Rússia e pelos EUA, e alertou que Moscou pode retomar seus testes.

Joe Biden durante discurso em 16 de fevereiro de 2023 — Foto: Kevin Lamarque/Reuters



“É um grande erro fazer isso. Não é muito responsável. Mas eu não interpreto isso como se ele estivesse pensando em usar armas nucleares ou qualquer coisa deste tipo”, disse Biden em uma entrevista à ABC News.

Nesta semana, Putin se retirou do tratado para controle de armas New START — um acordo de 2010 que limita o número de ogivas nucleares estratégicas implantadas pela Rússia e pelos EUA — e alertou que Moscou pode retomar seus testes nucleares.

A Rússia, contudo, disse que cumprirá os limites estabelecidos para mísseis nucleares e continuará informando os Estados Unidos sobre mudanças em suas implantações, apesar da suspensão.

O presidente russo, Vladimir Putin, durante discurso em Moscou, em 22 de fevereiro de 2023. — Foto: Sputnik/Maksim Blinov/Kremlin via Reuters

Questionado na entrevista se a suspensão do tratado tornava o mundo menos seguro, Biden disse: “Bem, eu acho que estamos menos seguros quando abandonamos acordos de controle de armas que são de muito interesse de ambas as partes e do mundo”.

Ele acrescentou, no entanto, que não há evidências que sugiram uma mudança na postura nuclear da Rússia.

“A ideia de que isso significa que eles estão pensando em usar armas nucleares, mísseis balísticos intercontinentais, não há evidência disso”, disse Biden.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

konrad-kondzilla-e-cufa-doam-duas-toneladas-de-alimentos-a-moradores-vitimas-de-chuvas

Prefeitura de Guarujá

Konrad KondZilla e Cufa doam duas toneladas de alimentos a moradores vítimas de chuvas

Munícipes, turistas e a Cufa África vieram ajudar com entrega de alimentos A solidariedade tem sido palavra chave em Guarujá. Além dos próprios moradores de diversos bairros, a Cidade tem recebido doações de todo o Brasil. Nestas terça-feira (21) e quarta-feira (22), o Município recebeu mais de duas tonelada de alimentos, além de mil itens de limpeza, higiene pessoal, absorventes, fraldas e cobertores foram doados pela Central Única das Favelas […]

today22 de fevereiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%