G1 Mundo

Biden diz que EUA devem enfrentar o ‘bom e o ruim’ de sua história

today6 de março de 2023 8

Fundo
share close

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfatizou no domingo (5) a importância de conhecer toda a história do país, tanto lado “bom” como o “ruim”, ao participar do evento que recordou o “Domingo Sangrento”, a brutal repressão, há 58 anos, de uma marcha pelos direitos civis em Selma, Alabama.

“A história importa”, disse o presidente durante um discurso na ponte Edmund Pettus, onde uma passeata de centenas de ativistas pacíficos foi violentamente reprimida pela polícia em 7 de março de 1965.

O “Domingo Sangrento” foi um catalisador para o apoio à luta dos direitos dos afro-americanos e levou, poucos meses depois, à aprovação da lei federal que proíbe a discriminação racial no exercício do voto.



Os manifestantes “forçaram o país a enfrentar a dura verdade”, disse Biden, que acusou a atual oposição republicana de tentar “esconder a verdade” da história.

“Não importa o quanto algumas pessoas tentem, não podemos simplesmente escolher aprender o que queremos saber e não o que deveríamos saber“, disse Biden, no momento em que o debate sobre como a história dos Estados Unidos é ensinada nas escolas é cada vez mais intenso.

“Nós devemos aprender tudo. O bom, o ruim, a verdade sobre quem somos como nação. E todos devem saber a verdade sobre Selma”, disse Biden.

Desde 2020 vários estados com governos conservadores aprovaram leis para proibir o ensino da “teoria crítica da raça”, uma disciplina acadêmica que pesquisa o racismo sistêmico na sociedade americana.

O governador da Flórida, Ron de Santis, considerado por muitos analistas o favorito para conquistar a indicação presidencial do Partido Republicano em 2024, defendeu recentemente o veto a um curso de estudos afro-americanos no Ensino Médio, que ele acusou de “doutrinação”.

Biden também afirmou que o país deve seguir atento na defesa do direito ao voto, ao mencionar que a Lei de Direito ao Voto foi alterada pela Suprema Corte e ameaçada por dezenas de reformas em estados liderados pelos conservadores.

O presidente, que durante a carreira política teve amplo apoio dos afro-americanos, fez um apelo para que o Congresso aprove uma grande reforma eleitoral, mas a iniciativa foi bloqueada pelos republicanos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, gesticula ao embarcar no Air Force One para partir para Washington da Base da Força Aérea de Maxwell, em Montgomery, Alabama, EUA, em 5 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Jonathan Ernst




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-coala-entra-em-loja-na-australia,-fica-por-40-minutos,-mas-nao-compra-nada

G1 Mundo

VÍDEO: Coala entra em loja na Austrália, fica por 40 minutos, mas não compra nada

O marsupial explorou a loja, foi atrás do balcão, tentou escalar um dos funcionários e depois ficou sentado no chão até ser resgatado. Coala entra em loja, fica por 40 minutos, e não compra nada na Austrália Um coala curioso entrou em uma loja de um posto de gasolina no sul da Austrália neste sábado (4), surpreendendo os membros da equipe. Imagens de câmeras de segurança mostram o marsupial explorando […]

today6 de março de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%