G1 Mundo

Biden surpreendeu em discurso afiado com notas nacionalistas

today8 de fevereiro de 2023 18

Fundo
share close

Num discurso vigoroso e confiante, que se confundia com o lançamento da campanha para a reeleição, o presidente Joe Biden alternou apelos ao bipartidarismo ao mesmo tempo em que desafiou os republicanos com veemência, assegurando que não fará concessões em temas que lhe são caros: prometeu vetar cortes na Previdência Social, a proibição do aborto e tentativas para revogar a redução nos custos de medicamentos.

Em alguns momentos, no púlpito do plenário do Capitólio, foi vaiado e chamado de mentiroso, mas revidou com respostas contundentes. Biden estava afiado no segundo discurso sobre o Estado da União e muito à vontade no cenário em que frequentou por 36 anos.

Desde o início, o presidente imprimiu o tom eleitoral, professando o mantra de “restaurar a alma desta nação”. Diante do Congresso dividido, ele pintou um quadro otimista do país sob sua gestão: em dois anos, o país se livrou da Covid e bateu recordes em empregos, renasceu com projetos de infraestrutura e na construção de fábricas de microchips.



Joe Biden faz seu segundo discurso ao Estado da União

Joe Biden faz seu segundo discurso ao Estado da União

A economia e as questões domésticas dominaram a preleção; desta vez, Biden relegou a política externa para o segundo plano. Demorou para abordar a guerra sangrenta da Rússia na Ucrânia e sequer mencionou as vítimas do terremoto que abala a Turquia e a Síria.

O presidente estava focado nos operários e trabalhadores sem diploma universitário e seguiu seu antecessor Donald Trump, ao propagar as ferramentas do nacionalismo econômico. Bradou contra as grandes empresas que não pagam impostos e as que exageram nos preços da insulina.

Até as companhias aéreas entraram no radar do presidente, por cobrarem taxas extras pela escolha de um assento. Falou diretamente para os americanos, a quem relatou que os republicanos se empenharam para reduzir, com cortes, os gastos do sistema de saúde e Previdência Social.

Quando foi desmentido e xingado de mentiroso, Biden retrucou rapidamente, em seu diálogo aberto com os opositores: “Gosto da conversão. Todos concordamos; então, não cortaremos a Previdência Social ou o Medicare.” O plenário veio abaixo.

Quem achou que veria um presidente cansado e apático, se surpreendeu. Pelo desempenho desta terça-feira, Biden se apresentou como um guerreiro combativo e procurou demonstrar que, aos 80 anos, está pronto para cair na estrada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

salao-nobre-do-caec-isabel-ortega-recebe-novo-piso

Prefeitura de Guarujá

Salão nobre do Caec Isabel Ortega recebe novo piso

Execução dos serviços durou aproximadamente 15 dias Equipes da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) finalizaram a colocação de novo piso do salão nobre do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza, no bairro Santa Rosa. O espaço recebeu material feito em MDF, que depois foi envernizado. A área do salão nobre é destinada às práticas de modalidades de dança e esportivas, […]

today8 de fevereiro de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%