G1 Santos

Biólogos dizem que baleias buscam o litoral de SP pelas águas mais quentes e por ser rota migratória

today22 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Duas baleias da espécie franca-austral (Eubalaena australis) encantaram quem estava na Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 na terça-feira (22) mostraram as baleias passeando pela costa, no momento em que voltavam para alto-mar. A reportagem conversou com dois biólogos sobre o aparecimento dos animais.

A bióloga Rossava Virga explicou que, nessa época do ano, as baleias procuram águas mais quentes e acabam aparecendo na região da Baixada Santista por ser uma rota migratória. “Aqui elas podem ter suas crias com mais segurança e alimenta-los. Os filhotes não tem toda a camada de gordura para resistir ao frio, então aqui acaba sendo o local mais procurado”, explica.

Ainda segundo a bióloga, a região não tem os predadores, como por exemplo a baleia orca. “Aqui não tem animais marinhos que possam pegar os filhotes e, assim, eles ficam maiores e mais preparados para voltar ao habitat natural”, explicou.



Já o biólogo Patrick Pina diz que as baleias francas tem o hábito de aparecer nas regiões mais costeiras e que o aparecimento dos animais na Baixada Santista deve ficar mais comum. “Temos que pensar em uma gestão de problemas de colisões, de conscientização da população e explicar as normas de observação e como interagir”, disse ele.

Pina afirma, ainda, que entre os meses de julho e novembro são esperados esses animais. “Quando as gaivotas começam a aparecer, a gente já sabe que as baleias estão chegando e, para nós, é uma alegria receber elas aqui. Elas são lindas e cada movimento um show”, contou.

Baleias são atração na Ponta da Praia, em Santos

Baleias são atração na Ponta da Praia, em Santos

Ainda de acordo com a PM Ambiental, os animais estavam saudáveis e nadando perfeitamente. Nesta terça-feira, será feito um patrulhamento para identificar se as baleias continuam na região.

Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que não houve suspensão da navegação, apenas a recomendação para que as embarcações reduzissem a velocidade e redobrassem a atenção durante as manobras.

Baleias deram ‘show’ e encantaram moradores na tarde desta segunda-feira (21), na Ponta da Praia, em Santos (SP) — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-participa-de-forum-brasileiro-de-turismo-historico-cultural

Prefeitura de Guarujá

Guarujá participa de Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural

O evento teve como foco apoiar ações que promovam a profissionalização da gestão de equipamentos histórico-culturais Com objetivo de potencializar a promoção da cultura e do turismo como entretenimento e instrumento de educação e cidadania, a Prefeitura de Guarujá participou do 2º Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural. O evento ocorreu de 16 a 18 de agosto, na sede da Associação Comercial de Santos, e teve como foco apoiar a profissionalização […]

today22 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%