G1 Mundo

Bolívia é incorporada como membro pleno do Mercosul

today6 de julho de 2024 5

Fundo
share close

O presidente do país, Luis Arce, participará da cúpula do bloco econômico no domingo (7), no Paraguai.


Presidente da Bolívia, Luis Arce, durante coletiva de imprensa na Casa Grande do Povo, onde estão instalados os escritórios presidenciais do país. — Foto: Reuters



A Bolívia aderiu formalmente ao Mercosul nesta sexta-feira (5). A informação foi divulgada pelo presidente do país, Luis Arce, na rede social X (ex-Twitter), após ele promulgar uma lei aprovada pelo Congresso boliviano.

“A incorporação da Bolívia como país-membro do Mercosul tem um caráter estratégico e nos converte em um eixo articulador na região”, escreveu Arce.

A norma foi aprovada em 14 de junho pela Câmara de Deputados do país e sancionada pelo Senado boliviano na última quarta-feira (3). Após ser promulgada, a lei entrará em vigor em 30 dias.

“É um momento muito histórico para a Bolívia, para os setores produtivos e para os bolivianos que vivem e são parte do Mercosul“, destacou a chanceler boliviana, Celinda Sosa, em declarações à imprensa nesta sexta.

“Um sonho que se tornou realidade depois de muitos anos”, que “possamos participar desde bloco, o quinto bloco econômico mais importante do mundo”, destacou a ministra.

A cúpula do Mercosul também deve finalizar a entrada da Bolívia como membro pleno do bloco, criado em 1991 pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A adesão da Bolívia já havia sido ratificada pelos países membros do Mercosul.

Milei não irá à Cúpula do Mercosul, onde estará Lula

Milei não irá à Cúpula do Mercosul, onde estará Lula




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

horas-antes-de-exibicao-de-entrevista-‘decisiva’,-biden-diz:-‘sou-o-candidato-do-partido-democrata-e-vou-continuar-na-disputa’

G1 Mundo

Horas antes de exibição de entrevista ‘decisiva’, Biden diz: ‘Sou o candidato do partido democrata e vou continuar na disputa’

"Deixe-me dizer isso da forma mais clara possível: eu sou o Presidente em exercício dos Estados Unidos, eu sou o candidato do Partido Democrata e eu vou continuar na disputa", disse Biden em discurso. Biden também mencionou o debate durante seu discurso em Wisconsin: "Não vou deixar um debate de 90 minutos apagar três anos e meio de trabalho. Vou continuar na disputa e vou vencer Donald Trump", disse o […]

today6 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%