G1 Mundo

Brasil desperdiça quase oito vezes mais comida do que o necessário para acabar com a fome; campanha faz alerta para essa realidade

today22 de maio de 2023 13

Fundo
share close

Para alimentar os 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, seriam necessárias pouco mais de 7 milhões de toneladas de comida em um ano.




Criolo e vários artistas participam do Pacto Contra a Fome, campanha de combate à fome e ao desperdício

Criolo e vários artistas participam do Pacto Contra a Fome, campanha de combate à fome e ao desperdício

Criolo, Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Pequena Lô, Naiara Azevedo e vários outros artistas são voluntários na campanha “Com Fome Não Dá”, do movimento social Pacto Contra a Fome, e lembram que dá para combater a fome evitando o desperdício de alimentos.

“Eu já passei fome. Muita. Bastante. E é muito ruim porque é uma coisa que vai te derrotando por dentro, não só a questão física. Você sente que sua alma está fraca. Quem tem fome tem que comer”, diz o cantor Criolo.

O movimento social fez os cálculos e, para alimentar os 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, seriam necessárias pouco mais de 7 milhões de toneladas de comida em um ano. O país costuma desperdiçar 55 milhões de toneladas no mesmo período, o que dá quase oito vezes o necessário.

O Fantástico mostra como ideias simples podem ajudar a melhorar essa situação. Algumas, feitas por pessoas comuns, outras por projetos que conseguem dar destino a muito dos alimentos que antes seriam jogados no lixo.

Para combater a fome, as ações devem vir de todo mundo, explica a cofundadora do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

“Para combater a fome, as ações de governo elas são muito mais potentes, pois são feitas por meio de políticas públicas bem feitas e bem implementadas. Mas nós, enquanto sociedade civil, não podemos nos ausentar dessa corresponsabilidade desse problema e o começo disso passa por termos consciência”, fala.

Veja a reportagem na íntegra abaixo:

Ouça os podcasts do Fantástico

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘escola-nao-deveria-ser-um-espaco-de-medo’,-diz-malala-ao-fantastico-em-entrevista-exclusiva

G1 Mundo

‘Escola não deveria ser um espaço de medo’, diz Malala ao Fantástico em entrevista exclusiva

Em visita ao Brasil, ela fez comentário durante conversa com Maju Coutinho sobre cenas de violência registradas em escolas do Rio de Janeiro. ‘Que nenhuma menina seja deixada pra trás’, afirma Malala Yousafzai "A escola não deveria ser um espaço de medo. As pessoas deveriam se sentir protegidas quando vão pra escola e voltam pras suas casas." A frase é de Malala Yousafzai, jovem paquistanesa ativista que luta pelo acesso […]

today22 de maio de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%