G1 Mundo

Brasil e China assinam acordo para ampliar para 10 anos prazo do visto entre os países

today19 de janeiro de 2024 8

Fundo
share close

A assinatura do acordo ocorreu durante a visita do ministro de negócios chinês, Wang Yi, ao Brasil.

Em declaração à imprensa após reunião no Itamaraty, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil apoia o lema “uma só China”, em referência à posição chinesa contrária ao movimento separatista de Taiwan. O chanceler Wang Yi afirmou que vê com “apreço” o apoio do Brasil.

“Estamos cientes das nossas responsabilidades em promover a paz e o desenvolvimento do mundo. Nossa cooperação ultrapassa o âmbito bilateral. Nossa cooperação deve ter papel positivo para a estabilidade do mundo”, disse Wang Yi.



Além disso, os chanceleres confirmaram a vinda do presidente Xi Junping para cúpula do G20, que ocorre em 18 e 19 novembro no Rio de Janeiro.

Em reunião fechada, os chanceleres discutiram sobre a guerra na Ucrânia e também na faixa de Gaza. Acordos de cooperação no âmbito da Comissão Sino-Brasileira também foram pauta da reunião.

Taiwan elege candidato pró-democracia como novo presidente

Taiwan elege candidato pró-democracia como novo presidente

O ministro Wang Yi deve se encontrar com o presidente Lula na tarde desta sexta-feira (20), em Fortaleza. O chanceler chinês chegou a Brasília na quinta-feira (18) e foi recebido com um jantar oferecido por Mauro Vieira.

Desde 2009 a China é o maior parceiro comercial do Brasil. No ano passado as relações comerciais entre Brasil e China atingiu o recorde de RS$ 157,5 bilhões, o que gerou um superávit brasileiro de US$ 51,1 bilhões. Apenas o comércio com a China foi responsável por 52% do superávit comercial do país.

Em agosto desde ano, Brasil e China completam 50 anos de relações diplomáticas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-flagra-passagem-secreta-dentro-de-geladeira-que-escondia-plantacao-de-maconha;-video

G1 Mundo

Polícia flagra passagem secreta dentro de geladeira que escondia plantação de maconha; VÍDEO

A polícia encontrou 106 plantas de cannabis e prendeu um homem, de 39 anos, que já tinha antecedentes criminais por posse ilegal de armas. Polícia do Peru encontra plantação de maconha em fundo falso de geladeira A Polícia do Peru encontrou uma estufa de maconha escondida atrás de uma porta falsa de geladeira, em Callao, região próxima a capital do país, Lima, na última terça-feira (16). A polícia disse que […]

today19 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%