G1 Mundo

Brasil melhora posição em ranking sobre liberdade de imprensa

today3 de maio de 2024 6

Fundo
share close

A liberdade de imprensa no Brasil melhorou em 2023, e o país escalou dez posições no ranking mundial de liberdade de imprensa, revelou o relatório anual de liberdade de imprensa no mundo da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), divulgado nesta sexta-feira (3).

O relatório apontou que, na atual gestão, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a relação da imprensa com órgãos governamentais melhorou.

O ano de 2024 também foi marcado por uma “clara falta de vontade política por parte da comunidade internacional para fazer cumprir os princípios de proteção dos jornalistas”.



A Noruega liderou o ranking novamente, seguido pela Dinamarca e pela Suécia. E, apesar de os países do topo se manterem mais ou menos nas mesmas posições, o relatório destacou a situação da Irlanda, que despencou do 2º lugar em 2022 para o 8º em 2023, por conta de perseguições pontuais a jornalistas e a incerteza sobre o futuro da emissora pública RTE.

Afeganistão, Síria e Eritreia são os últimos da lista.

“Um número crescente de governos e autoridades políticas não cumpre o seu papel de garantidores de um arcabouço exemplar para o exercício do jornalismo e do direito do público à informação confiável, independente e plural. A RSF observa uma deterioração preocupante no apoio e respeito à autonomia dos meios de comunicação e um aumento na pressão exercida pelo Estado ou por outros intervenientes políticos.

O relatório também destacou que cem repórteres palestinos foram mortos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, pelo menos 22 deles enquanto exerciam a profissão, de acordo com a RSF.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-recebe-primeiro-ministro-do-japao,-fumio-kishida,-no-palacio-do-planalto

G1 Mundo

Lula recebe primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto

Kishida chegou ao prédio por volta das 9h35 e foi recebido por Lula na rampa do palácio. A banda militar Dragões da Independência, do Exército, executou os hinos nacionais do Japão e do Brasil. Em seguida, Lula e Kishida seguiram para uma reunião bilateral fechada – que deve tratar de temas como comércio, meio ambiente e transição energética. Após o encontro, os chefes de governo devem assinar atos e dar […]

today3 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%