G1 Mundo

Brasileira diz que ainda tem parentes em Gaza: ‘Não quero deixar minha família morrer’

today12 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

Em um vídeo feito após o resgate, ela falou sobre a preocupação com os familiares que continuam na Faixa de Gaza.

A gente vai sair na primeira lista, mas eu não quero deixar minha família morrer aqui na Faixa de Gaza. Eles estão sem casa, na escola em Khan Younis. Então, espero que os nomes deles saiam na segunda lista.

— Samira Hassan, brasileira resgatada de Gaza.



Segundo a embaixada brasileira, ainda há uma segunda lista de brasileiros a serem resgatados com mais de 50 pessoas. Não há um prazo para que isso aconteça.

Segundo o Itamaraty, Hassan e os demais 31 brasileiros já estão no Egito, depois de passar pelo controle migratório palestino de Gaza.

Inicialmente, o grupo teria 34 pessoas, mas uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12, desistiram por “motivos pessoais”, informou o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas.

Mapa mostra como será o caminho dos brasileiros até o Egito — Foto: Kayan Silva/g1

Depois de um mês de tratativas para a retirada dos brasileiros em Gaza, a expectativa agora é de que eles durmam no Egito neste domingo (12) para descansar e se alimentar.

Quando chegar ao Brasil, o grupo deve permanecer duas noites em Brasília, em um alojamento da Aeronáutica para se recuperar e descansar.

Uma força-tarefa será mobilizada no aeroporto, onde haverá estrutura de acolhimento com representantes da Polícia Federal e Receita Federal destacados para auxiliar no desembaraço de documentação, caso haja necessidade.

Como nem todos têm casa no país e alguns são palestinos, será preciso oferecer apoio e documentação para viverem no país.

Segundo o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, aqueles que não têm onde ficar serão acolhidos num abrigo localizado no interior de São Paulo, num “acolhimento digno, humanitário”, em meio ao “momento tão difícil que estão passando”.

Brasileiros registram saída da Faixa de Gaza

Brasileiros registram saída da Faixa de Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiros-deixam-gaza-e-chegam-ao-egito;-voo-para-o-brasil-deve-acontecer-na-segunda

G1 Mundo

Brasileiros deixam Gaza e chegam ao Egito; voo para o Brasil deve acontecer na segunda

"O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", afirmou o órgão. O grupo inclui 22 brasileiros, 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM, documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil) e 3 palestinos familiares próximos. São ao todo 9 mulheres, 6 homens e […]

today12 de novembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%