Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
“A gente confia muito no sistema de defesa israelense. Então, no final das contas a gente sabia que estava seguro”, afirmou Rafael, que se apresenta como um “sobrevivente” nas redes sociais, desde que escapou com vida do festival de música eletrônica em uma cidade perto da Faixa de Gaza.
Para se ter ideia, o carro alugado com o qual foi para a festa levou mais de 200 tiros. O consultor de fraude bancária chegou a voltar para o Brasil, em novembro de 2023, mas retornou a Israel em janeiro.
“Os ataques do Hamas foram muito mais preocupantes, né? [Era] sirene tocando toda hora. Gaza é a uma hora e meia de Tel Aviv. Então, é mais preocupante, mas como eles não têm mais poder de fogo, está tudo bem tranquilo. Agora, um ataque que vem do Irã, mesmo sendo a primeira vez e com um poder de fogo bem maior, o país todo estava preparado”.
Em conversa com a equipe de reportagem, Rafael contou que os moradores de Tel Aviv estão relativamente despreocupados. Ele disse, porém, que a divulgação das imagens de mísseis entrando no espaço aéreo de Israel, em outras partes do país, como Jerusalém, onde foram ouvidas explosões, gerou um sentimento de tristeza.
Brasileiro conta como fugiu da rave interrompida por bombardeio do Hamas
No sábado, o brasileiro contou ter ido dormir às 22h, horário local. Ele acordou às 9h de domingo (14) com diversas mensagens no celular, principalmente de amigos. Apesar disso, informou não ter recebido alertas que apontassem para um perigo iminente.
“Na cidade todo mundo está bem tranquilo. Os mercados estão abertos, as lojas, shoppings. Só as escolas que estão fechadas. Mas, fora isso, as pessoas estavam bem preparadas. E, também, em Tel Aviv não tocou sirene. Foi mais no Sul, no Norte do país, em Jerusalém”.
Segundo ele, amigos que moram em Tel Aviv e estavam acordados tampouco ouviram o barulho de sirenes. Rafael acredita que Israel tomará alguma providência, mas descarta uma retaliação com mísseis por acreditar que o país não deseje causar piores conflitos na região.
Rafael revelou ter planos de voltar para o Brasil no ano que vem para abrir uma consultoria no ramo profissional em que atua.
Artefatos caindo sob Jerusalém — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun
Na manhã de sábado, o Irã apreendeu um navio português e disse que a embarcação é ligada a Israel. A ação iraniana aumentou as especulações sobre a iminência de um ataque contra Israel.
▶️️ Tarde de sábado: Na expectativa de um ataque, as Forças de Defesa de Israel ordenaram a suspensão de aulas em todo o país e a restrição de aglomerações. Poucas horas depois, os militares afirmaram que o Irã havia lançado o ataque, enviando dezenas de drones para Israel.
Entenda a linha do tempo da escalada de tensões entre Irã e Israel
▶️️ Preparação: Enquanto o ataque não chegava em solo israelense efetivamente, diversas ações foram tomadas. Entre elas:
▶️️ Aproximação: No caminho até o território israelense, parte dos drones foi derrubada por aeronaves de Israel, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Jordânia.
Irã dispara drones contra Israel — Foto: Arte/g1
▶️️ Explosões: Começaram a ser ouvidas em Jerusalém às 20h, pelo horário de Brasília. Imagens registraram drones sendo interceptados e destruídos pelas forças israelenses ainda no ar.
▶️️ Defesa: De acordo com o jornal “The Jerusalem Post”, o porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, afirmou que quase todos os drones foram derrubados por caças.
Como funciona o Domo de Ferro — Foto: Arte/g1
▶️️ Vítima: O serviço nacional de emergência médica de Israel informou que uma menina de 10 anos ficou gravemente ferida, no deserto de Negev, por estilhaços de um artefato para interceptar drones.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse que “os avisos necessários foram dados aos Estados Unidos” sobre o ataque de retaliação. Após o Irã colocar os drones no ar, a Casa Branca chegou a afirmar que o ataque se desenrolaria por horas, o que não aconteceu.
Conheça o drone Shahed-136, utilizado pelo Irã para atacar Israel. — Foto: Arte/g1
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Ao g1, o médico, que está bem vivo, afirmou que vai tomar as medidas cabíveis para que Lindinalva pague o que deve. "Eu vou por todas as vias legais que existirem. [Nas esferas] civil, criminal, entrar [com representação] na OAB, tudo". Segundo Caseiro, a mulher inventou a história de que foi informada sobre a morte dele no prédio em que morava. "Nunca morei na [Avenida] Epitácio Pessoa". Lindinalva e outra […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)