G1 Mundo

Brasileiro que tenta sair de Gaza relata momento de terror após bombardeios

today11 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

“Estamos passando um momento muito ruim e de muito terror”, disse ele, que nasceu em Gaza e está na região desde o início de outubro, para visitar os familiares.

Nesta quarta, Hasan teve que deixar o local onde estava após uma bomba atingir a casa vizinha e matar 12 pessoas, deixando mais de 60 feridos.

“Minhas filhas, ontem à noite, a gente ficou sem conseguir respirar bem. Ficamos com o olho ardendo por causa do bombardeio de Israel, que usa bomba de fósforo e tem esse cheiro muito ruim. Ficamos com tosse”, relata.



Segundo ele, o local onde está abrigado está sem luz e água e a comida deve durar poucos dias. A esperança é conseguir sair da Faixa de Gaza.

“A gente tem esperança para conseguir uma saída desse local e voltarmos para o Brasil”, explica Hasan. No entanto, um novo ataque israelense fez essa esperança diminuir.

“Está tudo paralisado desde ontem, quando a fronteira na Faixa de Gaza com Egito foi atingida por ataque israelense. A gente estava com esperança até ontem, mas depois disso estamos sem esperança nenhuma do resgate”, completou.

Palestinos caminham pelos destroços de construções destruídas na cidade de Gaza em 10 de outubro de 2023 — Foto: Hassan Eslaiah/AP

Israel atacou, na terça-feira (10), a única passagem para fora da Faixa de Gaza, em Rafah, que faz fronteira com o norte do Egito. O Brasil planejava usar a saída para retirar brasileiros da região, segundo o governo.

Os israelenses bloquearam as fronteiras com Gaza após o início de um conflito com o grupo Hamas no sábado (7). Segundo as autoridades, 2,1 mil pessoas já morreram nos ataques deferidos por ambos os lados.

Há anos, a passagem de pessoas e bens é estritamente controlada sob um bloqueio a Gaza imposto pelo Egito e por Israel.

Entenda a guerra entre o Hamas e Israel

▶️ Como começou o conflito entre o Hamas e Israel? A mais recente disputa na região começou em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.

▶️ O que é o Hamas? O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o grupo.

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. “Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.” Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km² — um pouco menor que Santa Catarina. Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

e-#fake-que-foto-mostre-lula-ao-lado-do-‘chefe’-do-hamas;-trata-se-do-presidente-do-ira

G1 Mundo

É #FAKE que foto mostre Lula ao lado do ‘chefe’ do Hamas; trata-se do presidente do Irã

Circula nas redes sociais uma foto que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma foto cumprimentando o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Uma legenda diz que ele está com o chefe do Hamas. É #FAKE. A legenda sobre a foto diz: "Tá aí a ratazana como chefe do Hamas." A foto não mostra Lula cumprimentando o chefe do Hamas e, sim, o presidente do Irã, Ebrahim […]

today11 de outubro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%