G1 Santos

Cacique lança livro em português e na língua tupi para crianças indígenas não esquecerem das origens

today3 de abril de 2023 12

Fundo
share close

O cacique da Aldeia indígena Bananal, da Etnia Tupi, de Peruíbe, no litoral de São Paulo, lançou uma obra literária escrita em português e na língua tupi. O livro chamado ‘Urutagwa: O guerreiro que virou pássaro’. O conteúdo foi criado para ser aplicado nas escolas indígenas. É um material para que os professores possam trabalhar com as crianças e jovens a atual realidade das comunidades.

O g1 conversou com o cacique da tribo e autor da obra Ubiratã Gomes. Professor indígena desde 2004, ele traz no livro a luta pela vida em uma aldeia indígena, e como ela se transformou com o passar dos anos. O escritor explicou que histórias como as apresentadas por ele em textos evidenciam os costumes dos índios.

“O canto do Urutagwa é na verdade o grito de dor de um destemido guerreiro Tupi do passado que, por causa do seu luto, pela perda dos seus entes queridos, foi transformado num pássaro pelo grande criador do Universo”, explicou ele.



Livro como parte de atividades em salas de aulas no litoral de SP — Foto: Ubiratã Gomes

O professor contou 400 exemplares do livro foram distribuídos nas escolas indígenas, aldeias e unidades públicas. Além da versão escrita, o livro tem versões audiobook [audiolivro] e e-book [livro digital].

“Está sendo utilizado por várias escolas em nossa região. Ele é ilustrativo, bilíngue e mostra a importância de materiais didáticos na língua indígena, como fortalecimento educacional”, disse.

Para Ubiratã, a edição desse livro é a realização de um sonho e um pequeno avanço para garantir a educação mais próxima da realidade. “Nós temos o direito à educação e à cultura. Temos nossas tradições, e elas precisam ser respeitadas e repassadas. Vamos fortalecer a identidade étnica do povo Tupi.”

O livro foi publicado pela editora “Raízes Tupi Produções” e contou com recursos do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O autor da obra, Cacique Ubiratã é professor da rede pública de educação do Estado de São Paulo e possui graduação em formação intercultural superior e formação Intercultural do professor indígena pela Universidade de São Paulo (USP).

Ubiratã já atuou como professor coordenador no núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino de São Vicente, onde foi responsável pelo planejamento pedagógico das escolas indígenas de São Vicente a Peruíbe.

O cacique é mestrando em educação pela Universidade Católica de Santos, com ênfase em Educação escolar indígena e Historiografia. É também integrante do núcleo de educação indígena do Estado de São Paulo e do fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de São Paulo (Fapisp). Ubiratã Gomes se destaca pela luta em prol dos direitos dos povos indígenas do Brasil.

Cacique Ubiratã, é professor da rede pública de educação do Estado de São Paulo — Foto: Ubiratã Gomes

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

atriz-brasileira-realiza-sonho-e-estreia-em-filme-nos-eua

G1 Santos

Atriz brasileira realiza sonho e estreia em filme nos EUA

A brasileira Valéria Silva, de 31 anos, vai realizar um sonho e estrear como atriz internacional em um filme no HBO Max interpretando uma advogada. Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, onde começou a estudar teatro aos 13, ela contou ao g1 ter se mudado para os Estados Unidos aos 21, quando conseguiu uma bolsa na New York Film Academy para cursar cinema e televisão em Los Angeles, […]

today3 de abril de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%