G1 Santos

Cadela fiel é adotada após esperar por três semanas em frente ao hospital pelo tutor que morreu; VÍDEO

today1 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

Os aposentados Marlene de Carvalho, de 64 anos, e José de Carvalho, de 73, são os novos tutores da ‘UPA’, como foi batizada pelos profissionais de saúde daquele local — uma referência à Unidade de Pronto Atendimento.

Há quase um ano, o casal perdeu o companheiro de quatro patas. O pet morreu aos 20 anos e, desde então, estavam à procura de um novo integrante para a família.

De acordo com Marlene, o casal conheceu a ‘UPA’ durante as frequentes visitas à unidade de saúde para cuidar de um corte no dedo de José, que foi causado enquanto usava uma serra para madeira.



Ao g1, a idosa contou que brincava com a cadela. Perguntava: ‘O que você está fazendo aqui? Quem é seu papai e a sua mamãe?’. Só na última terça-feira (30) Marlene percebeu que a cadela usava coleira e resolveu falar com as enfermeiras.

Assim que souberam que os funcionários haviam acionado o Departamento de Bem-Estar Animal da prefeitura, o casal não pensou duas vezes e decidiu adotar a UPA. “A casa ficou melhor. Agora, a família cresceu. Eu, meu velho, ela e as minhas calopsitas”, disse Marlene.

Cadela foi batizada com o nome UPA pelos funcionários do hospital — Foto: Selma Aparecida de Souza

A aposentada contou que tentou mudar o nome da cadela, mas ela só atende quando a chamam de UPA. O nome, portanto, continuará o que os funcionários da unidade de saúde deram.

Marlene acrescentou que a cadela ainda está em fase de adaptação. De acordo com ela, a UPA resistiu a se adaptar com a ração e ficava mais ativa na parte da noite. A aposentada acredita que seja porque o tutor que morreu era um morador em situação de rua.

“Ela estranhou [a mudança], mas está alegre e contente”, disse a nova tutora.

UPA em seu novo lar em Itanhaém (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/Marlene de Carvalho

Ao g1, Rosaine Gibellato Rodrigues, de 48 anos, que trabalha na área administrativa da unidade de saúde, contou que a cadela chegou junto com o morador em situação de rua na UPA. Não há informações sobre o paciente.

Quando foi constatada a morte do paciente, Rosaine disse que a cadela ficou chorando na porta do hospital. Os funcionários da unidade ficaram emocionados com a situação, inclusive, lembraram do filme ‘Sempre ao seu lado’, em que o tutor morre e o cão o espera por dez anos.

Cadela esperou por dono em frente a UPA de Itanhaém durante três semanas — Foto: Selma Aparecida de Souza

Apesar de ter conquistado o coração dos funcionários e pacientes, Rosaine explicou que eles estavam receosos de alguém pegá-la e maltratá-la. Além disso, ela afirmou que a UPA precisava de um lar para receber carinho e atenção.

Os funcionários acionaram o Departamento de Bem-Estar Animal da prefeitura. A cadela ficava o tempo todo deitada na unidade. No entanto, na sexta-feira (26) e no sábado (27), quando uma equipe especializada foi buscá-la, ela não estava.

Depois de três semanas, na terça-feira (30), UPA foi adotada por um casal de idosos. “Vai fazer falta nos plantões, mas foi acolhida por um casal bondoso”, disse a coordenadora de plantão da unidade Selma De Souza, de 53 anos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

porto-de-santos-recebe-navio-gigante-3,5-vezes-maior-que-o-maracana

G1 Santos

Porto de Santos recebe navio gigante 3,5 vezes maior que o Maracanã

O Porto de Santos, o maior da América do Sul, vai receber um navio gigante que supera com sobra os 105 metros do campo do Maracanã, no Rio de Janeiro. O cargueiro MSC Natascha XIII, com bandeira da Libéria, na África, tem 366 metros de comprimento e 48 metros de largura. Se considerar os 317 metros do eixo maior do estádio carioca, ainda assim a embarcação leva vantagem. De acordo […]

today1 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%