G1 Santos

‘Caixas misteriosas’ que podem ser de navio nazista são encontradas no litoral de SP; VÍDEO

today11 de novembro de 2022 24

Fundo
share close

Dezesseis pacotes foram encontrados e recolhidos em Ilha Comprida (SP). Especialista afirmou que características são semelhantes a de fardos de borracha.




Pacotes misteriosos são encontrados e recolhidos em praias de Ilha Comprida

Pacotes misteriosos são encontrados e recolhidos em praias de Ilha Comprida

Dezesseis ‘caixas misteriosas’ foram encontradas e recolhidas nos últimos dois dias nas praias de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, mais objetos foram localizados, mas não puderam ser recolhidos por conta do mar agitado. Imagens mostram a equipe da Fundação Florestal de Iguape, no interior paulista, retirando os objetos da praia (veja o vídeo acima).

Há suspeita é de que as tais ‘caixas’ sejam fardos de borracha de um navio nazista naufragado. A hipótese foi confirmada ao g1, nesta sexta-feira (11), pelo biólogo e professor Clemente Coelho Junior, que participou de pesquisas sobre o aparecimento desses objetos na costa nordestina.

“As características desses fardos que têm chegado ao Sul e Sudeste são as mesmas desses fardos de látex que têm chegado aqui no Nordeste”, comentou.

Ao g1, o gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico da Zona de Vida Silvestre da Ilha Comprida e membro da Fundação Florestal, Marco Aurélio Oliveira, disse que os objetos recolhidos são como pacotes de borracha. “A gente faz fiscalização na praia inteira, são 74 Km de [extensão]. Eles estavam em diversos pontos”.

“A explicação mais plausível, segundo os estudos indicam, é que esses fardos de látex estavam sendo transportados por navios nazistas, e o que explica a chegada deles ao litoral brasileiro, em especial o litoral do Nordeste, é a corrente Sul Equatorial”, afirmou Coelho Junior.

De acordo com Oliveira, ainda não foi definido o que será feito com os objetos recolhidos. “A gente está recolhendo tudo, trazendo aqui para o escritório da Fundação Florestal de Iguape, que é nosso escritório regional, e vamos aguardar alguma informação adicional dos encaminhamentos que vamos dar para eles”.

Dezesseis pacotes misteriosos foram encontrados e recolhidos das praias em Ilha Comprida (SP) — Foto: Fundação Florestal

Oliveira explicou que sem conhecimento do que seria o material, os profissionais utilizaram equipamentos de proteção individual (EPI’s) para a remoção dos pacotes. “A gente não sabia até então qual tipo de material que era. Vendo que não tinha perigo de contaminação, fizemos a coleta”, explicou.

O gestor ressalta que os objetos despertam em relação à história e procedência por trás deles. “Para nós foi uma grande surpresa. A gente não se depara com esse tipo de material com frequência”.

A Prefeitura de Ilha Comprida confirmou o encontro dos objetos e disse, também, que a Fundação Florestal é responsável pela remoção dos mesmos e estudará a melhor destinação.

Objetos misteriosos foram encontrados nos últimos dois dias nas praias em Ilha Comprida (SP) — Foto: Fundação Florestal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Prefeitura de Guarujá

Guarujaense Luiz Diniz é tricampeão mundial de SUP Wav

Competição aconteceu na última semana, em Porto Rico, e reuniu os melhores atletas de stand up paddle e paddleboard do mundo Mais um grande título entrou para a galeria de conquistas do guarujaense Luiz Diniz, conhecido como Bolinha. Na última quinta-feira (3), na cidade de San Juan, em Porto Rico, ele se sagrou tricampeão mundial de SUP Wave (stand-up ou surfe com remo), em competição realizada pela International Surfing Association (ISA), maior referência da modalidade no mundo. Bolinha entrou nas águas […]

today10 de novembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%