G1 Mundo

Câmara aprova a PEC que acaba com a perda automática da nacionalidade brasileira de quem adquire outra nacionalidade

today12 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Já aprovada também pelo Senado, a PEC agora será promulgada.

Atualmente, a Constituição declara automaticamente a perda da nacionalidade brasileira quando o cidadão adquire nacionalidade de outro país.

Hoje, a perda da nacionalidade brasileira só não é automática em dois casos: quando o reconhecimento da nova nacionalidade é feito por lei estrangeira ou quando há imposição de naturalização, segundo legislação de outro país, ao brasileiro residente no exterior.



Agora, a regra geral será a nacionalidade ser mantida. Só haverá perda em dois casos:

  • quando a naturalização for cancelada por sentença judicial devido à fraude relacionada ao processo de naturalização ou de atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
  • ao brasileiro que pedir expressamente a perda de nacionalidade à autoridade competente, desde que ele não fique sem pátria alguma (apátrida).

A relatora da matéria, deputada Bia Kicis (PL-DF), disse que é “o momento de repensar a situação dos brasileiros que, em razão das circunstâncias da vida, deixaram o Brasil em busca de um futuro mais promissor para si e seus filhos, e que, no curso de sua estada no exterior, adquiriram a nacionalidade do país de domicílio, por conveniência ou necessidade.”

“Não há sentido valer-se do texto constitucional como instrumento para ‘evitar’ casos de polipatria”, argumentou no parecer.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

rei-do-marrocos-aparece-em-publico-pela-primeira-vez-desde-o-tremor

G1 Mundo

Rei do Marrocos aparece em público pela primeira vez desde o tremor

Durante sua visita, o rei também expressou seu agradecimento à Espanha, ao Catar, ao Reino Unido e aos Emirados Árabes Unidos por enviarem equipes de resgate para auxiliar no socorro às vítimas. No entanto, até o momento, o Marrocos não aceitou ofertas de outros países. Rei do Marrocos aparece em público pela primeira vez desde o tremor — Foto: Reprodução/TV Globo Rei do Marrocos aparece em público pela primeira vez […]

today12 de setembro de 2023 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%