Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Dezenas de mulheres se reuniram, neste sábado (23), para participar da EndoCaminhada, na orla de Santos, no litoral de São Paulo. A iniciativa teve como objetivo conscientizar para o diagnóstico precoce da endometriose.
A edição deste ano foi realizada, por volta das 9h, no entorno da Praça Luiz La Scalla, em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia. A caminhada foi coordenada pela Associação Endomulheres Baixada Santista com o apoio da Prefeitura de Santos.
As participantes deram uma volta na praça, com acompanhamento de carro de som, vestindo camisetas amarelas e cartazes.
Caminhada do Março Amarelo alerta para endometriose em Santos — Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Atualmente, 176 milhões de mulheres no mundo (7 milhões no Brasil), de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem um diagnóstico de endometriose.
Para conscientizar sobre a doença e importância do diagnóstico precoce, este mês é chamado de Março Amarelo. A campanha é realizada em várias partes do mundo. No mesmo momento da caminhada de Santos, mais de 70 países realizam mobilizações.
Endometriose: o que é e seus principais sintomas
A endometriose consiste no aparecimento de um tecido semelhante ao revestimento do útero, mas fora dele. Em cada ciclo menstrual, o tecido da endometriose cresce e sangra. Esse sangue fica retido no abdômen, causando fortes dores.
Os sintomas mais comuns são: dor durante a menstruação, durante o sexo ou na ida ao banheiro. A endometriose também pode causar dificuldades para engravidar.
Segundo a Prefeitura de Santos, desde 2019, Santos mantém atendimentos especializados na atenção à mulher com endometriose. A porta de entrada é a policlínica de referência do local de moradia.
Havendo a suspeita diagnóstica, a paciente é encaminhada ao Instituto da Mulher e Gestante para confirmação ou descarte da suspeita. Em casos mais severos, há necessidade de intervenção cirúrgica, que é realizada no Complexo Hospitalar dos Estivadores (CHE) por meio de laparoscopia, técnica por vídeo menos invasiva.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O desentendimento entre o síndico e os moradores começou durante a assembleia geral ordinária do edifício Golfinho, que era realizada na Associação Comercial de São Vicente, neste sábado (23). Ao g1, Solange Coelho Garcia, de 70 anos, contou que as reuniões do condomínio sempre são complicadas e, na assembleia, ficou em dúvida sobre documentos que Eduardo disse ter. Por isso, ela pediu para vê-los, mas o síndico negou entregar, até […]
Publicar comentários (0)