G1 Santos

Cananéia, SP, ganha escola náutica com aulas gratuitas para jovens

today24 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

A Escola Náutica Marapé foi inaugurada em Cananéia, no litoral de São Paulo. O programa é gratuito e oferecerá atividades extracurriculares para alunos da rede pública municipal, com aulas de remo em canoas havaianas, vivências de navegação a vela e canoa caiçara.

A criação da Escola Náutica Marapé é uma iniciativa da frente de Educação Ambiental do Projeto Boto-cinza, uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

O evento inaugural aconteceu neste sábado (23) com uma cerimônia de ‘batismo’ das novas canoas e desfile de embarcações caiçaras no Iate Clube Rio Verde, em Ilha Comprida. A cerimônia contou com a participação de Fábio Paiva, precursor a modalidade de canoa havaiana no Brasil, campeão brasileiro de canoagem e fundador da Associação Brasileira de Canoa Havaiana, além de autoridades.



Segundo o projeto, o objetivo da escola é utilizar o esporte náutico como ferramenta para compartilhar conhecimentos sobre os patrimônios ambiental, histórico e cultural de Cananéia, buscando o protagonismo jovem e a valorização das vocações locais.

Cananéia, SP, ganha escola náutica com aulas gratuitas para jovens — Foto: Projeto Boto-cinza

Os alunos do programa receberão duas aulas semanais regulares de remo em canoa havaiana de 6 lugares e vivências pontuais de navegação a vela e em canoas caiçaras. O período de matrícula e os critérios de seleção serão divulgados no início de outubro.

A primeira aula é voltada para rotina de ensino, com o desenvolvimento da técnica de remada e demais habilidades e uma aula exclusiva para contemplação da natureza. O plano de aula inclui temáticas técnico-tática, ambiental, socioeducativo e histórico-cultural.

As aulas serão ministradas no Iate Clube Rio Verde. Para isso, os alunos irão atravessar a balsa em horário pré-determinado e em companhia dos instrutores da atividade.

Para as atividades de remada, serão fornecidos os equipamentos de proteção individual (EPI), como protetor solar, boné, camiseta U.V e colete salva-vidas. Além disso, também serão utilizados nas embarcações os equipamentos de proteção coletiva (EPC). Todos os protocolos serão seguidos rigorosamente a fim de garantir a segurança necessária para a prática esportiva.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-mata-outro-a-tiros-apos-briga-em-bar-e-e-espancado-pela-populacao;-video

G1 Santos

Homem mata outro a tiros após briga em bar e é espancado pela população; VÍDEO

Um homem matou o outro a tiros após uma discussão dentro de um bar, na madrugada deste domingo (24) em São Vicente, no litoral de São Paulo. Uma mulher também foi baleada. Após cometer o crime, Elionilton Silva Libório, de 43 anos, tentou fugir mas foi contido e espancado pela população até a chegada da Polícia Militar (PM) (veja o vídeo acima). Segundo apurado pelo g1, o crime aconteceu por […]

today24 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%