G1 Mundo

Candidata a vice-presidente na chapa de Milei faz evento para criticar esquerda da época da ditadura na Argentina

today5 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

Victoria Villarruel, candidata a vice-presidente da Argentina na chapa de Javier Milei, fez um evento nesta segunda-feira (4) em que prestou homenagem, segundo ela, às vítimas de organizações de esquerda.

O evento ocorreu em um salão da Câmara de Vereadores de Buenos Aires.

A iniciativa foi criticado por sindicatos, partidos de esquerda e pela organização das Mães da Praça de Maio, formada por mães de pessoas que foram assassinadas pela ditadura. De acordo com estimativas de organizações de direitos humanos, nos sete anos em que os militares ficaram no poder na Argetina, cerca de 30 mil pessoas foram “desaparecidas”.



Os anos que antecederam a ditadura já foram marcados por forte repressão no país.

Villarruel afirma que fez uma homagem as vítimas da guerrilha nesses anos que antecederam o golpe militar de 24 de março de 1976, que inaugurou a ditadura civil-militar na Argentina.

O evento ocorreu sob forte operação policial, com barricadas que fecharam o acesso ao prédio da Câmara de Vereadores de Buenos Aires.

Segundo os críticos do evento, a homenagem é uma tentativa de retomar a “teoria dos dois demônios”, que equipara os atos da guerrilha ao terrorismo praticado pelo Estado durante a ditadura militar.

Villarruel de 48 anos, é deputada nacional pelo partido A Liberdade Avança de Milei e advogada de profissão. Ela afirma que houve “uma guerra” durante a ditadura e alega que a expressão “terrorismo de Estado” não é apenas infeliz, mas também confusa.

Javier Milei, ultraliberal e antissistema, foi o candidato mais votado nas primárias de agosto (29,86%). O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 22 de outubro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

peritos-da-onu-classificam-punicoes-severas-as-iranianas-sem-veu-como-apartheid-de-genero

G1 Mundo

Peritos da ONU classificam punições severas às iranianas sem véu como apartheid de gênero

Com 70 artigos, a Lei do Hijab e da Castidade avança no Parlamento e prevê o aumento de multas e penas de prisão a quem desobedecer ao código de vestimenta, assim como permitirá a utilização de inteligência artificial para identificar as infratoras. No entender dos especialistas, transformar a moral pública em arma, para negar às mulheres a liberdade de expressão, consolida e expande a discriminação e a marginalização de gênero. […]

today5 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%