Prefeitura de Guarujá

Capoeira Adaptada do Fundo Social leva qualidade devida à terceira idade

today11 de agosto de 2022 30

Fundo
share close

Entre os benefícios da prática da capoeira estão o fortalecimento muscular, flexibilidade, percepção espacial, interação, autoconfiança e outros

Chegar à terceira idade com disposição e saúde pode ser possível, por meio da prática de atividades físicas. Prova disso, é a Capoeira Adaptada do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. A modalidade tem revolucionado a vida dos idosos, que fazem parte do curso. Eles ganharam mais qualidade de vida e uma dose extra de autoestima.

Todas as terças e quintas, a turma se reúne para praticar a capoeira adaptada. Ao som do berimbau, os idosos realizam movimentos de perna, braço e alguns giros. As atividades podem ser individuais e até em dupla.

Para o superintendente do Fundo Social e mestre de capoeira,Ozenildo Farias Pinheiro, a capoeira é de extrema importância, pois estimula o bem-estar, a saúde física e mental da terceira idade.

Entre os benefícios da prática da capoeira estão o fortalecimento muscular, flexibilidade, percepção espacial, interação, autoconfiança e outros.  Sinais que já são sentidos pela aluna Rosa Virginia de Moraes Valicó, 73 anos.



“Percebo que a atividade melhorou a minha saúde, me sinto rejuvenescida. Antes não conseguia dobrar o joelho, abaixar e cruzar as pernas. A capoeira  me deu uma nova vida” afirmou.

Já para Liane Faerman de 66 anos, a modalidade surpreendeu. “Comecei a fazer a capoeira meio desconfiada,estava muito tempo parada, por conta dos problemas de saúde. Em menos de três meses, já consegui fazer movimentos que não fazia antes”, afirmou aposentada.

Alunos participam de Encontro de Capoeira Adaptada

No último domingo (7), os alunos da Capoeira Adaptada do Fundo Social participaram do Encontro de Capoeira Adaptada à Terceira Idade (ECATI). O evento foi realizado no Centro de Formação dos Professores de Osasco, em São Paulo, e foi organizado por Gilberto Paiva, mais conhecido como Mestre Zebra.

O público pode conferir apresentações da capoeira adaptada do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), Núcleo de Convivência com o Idoso (NCI), Carimbó, Coral, Movimento Baião, Ciranda de Roda, Dança Cigana, Pilates Adaptado, além de rodas de capoeira.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ogmo-abrira-processo-seletivo-para-vagas-de-trabalho-no-porto-de-santos

G1 Santos

Ogmo abrirá processo seletivo para vagas de trabalho no Porto de Santos

Inscrições ficarão abertas entre os 17 de agosto a 12 de setembro. Processo seletivo oferece 70 vagas de trabalho no Porto de Santos, sendo 50 de início imediato — Foto: Divulgação/Santos Port Authority O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos) publicou nesta quarta-feira (10) o edital de um processo seletivo para trabalho no Porto de Santos, no litoral de São […]

today11 de agosto de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%