G1 Santos

Caravela-portuguesa chama atenção de banhistas no litoral de SP e especialista explica os riscos

today18 de janeiro de 2023 26

Fundo
share close

Uma caravela-portuguesa chamou a atenção de banhistas em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (17) (veja no vídeo acima). Apesar de bonita, ela é capaz de produzir queimaduras de até terceiro grau em contato com com a pele. O biólogo marinho Eric Comin explicou ao g1 os primeiros socorros mais indicados no caso de contato direto com o animal.

As caravelas-portuguesas (Physalia physalis) são formadas por uma parte que boia e por tentáculos, que ficam debaixo d’água e são os responsáveis por soltar toxinas e causar queimaduras. Ao entrar no mar é preciso ficar atento e, caso localize uma, o recomendado é se afastar do animal, segundo o biólogo.

No caso de incidente com caravelas-portuguesas, Comin explica que o indicado é jogar vinagre e retirar os filamentos do animal da pele com auxílio de uma lâmina de barbear molhada também em vinagre.



O especialista explica que os tentáculos da caravela-portuguesa costumam se desprender do corpo do animal e grudar na pele humana. Por isso, é importante tentar removê-los o quanto antes. Após eliminar os filamentos, a vítima deve buscar atendimento médico.

Foto mostra detalhes de caravela-portuguesa — Foto: Rafael Mesquita

Eric ressalta também que a vítima não deve coçar a região que foi atingida pela caravela-portuguesa. Segundo ele, parte do veneno fica encapsulado em pequenas bolsas que, ao serem coçadas, estouram e liberam mais veneno. Se isso acontecer, as mãos também ficam contaminadas, podendo levar as toxinas para outras partes do corpo.

As caravelas-portuguesas vivem em águas tropicais, são carnívoras e costumam se alimentar de pequenos peixes. Elas são mais facilmente vistas por banhistas durante a primavera e verão e se aproximam da orla por influência da corrente de água central do Atlântico Sul.

Biólogo explica primeiros socorros indicado em caso de contato com caravelas-portuguesas; imagem ilustrativa — Foto: Arquivo Pessoal/Luã Sampaio

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-identifica-dupla-que-foi-flagrada-arrancando-correntinha-de-cliente-em-bar-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Polícia identifica dupla que foi flagrada arrancando correntinha de cliente em bar no litoral de SP; VIDEO

A Policia Civil identificou os dois homens que roubaram uma corrente e um cartão bancário de um cliente em uma mesa de um bar em Santos, no litoral de São Paulo. O crime foi registrado pelas câmeras de monitoramento do estabelecimento (veja no vídeo acima). O cliente também estava mexendo no celular, que não foi levado pelos criminosos. O crime aconteceu, no último domingo (15), em um bar localizado na […]

today18 de janeiro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%