Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Mas a relação de Acutis com o país não para por aí. Carlo era devoto de Nossa Senhora e sua história tem forte laço com a Padroeira do Brasil.
Carlo Acutis — Foto: Site Carlo Acutis
A primeira coincidência está na data de sua morte. Após ser diagnosticado com leucemia, Carlo morreu aos 15 anos em 12 de outubro de 2006. No Brasil, o dia é marcado pela celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida.
Outra relação sobre a data marca a data do primeiro milagre de Carlo. O caso de cura de um menino brasileiro aconteceu em um 12 de outubro, em 2020, em uma capela de Campo Grande dedicada à Nossa Senhora Aparecida, justamente no dia da Santa.
Mãe de Carlo Acutis fala sobre relação do beato com o Brasil e com Nossa Senhora Aparecida
Em entrevista ao canal Aleteia, um portal católico, a mãe do beato, Antonia Acutis, falou sobre a relação de Carlo com Nossa Senhora Aparecida. Ela lembra que o filho era devoto de Nossa Senhora e dizia que ela era a única mulher de sua vida.
O vídeo foi publicado há dois anos, mas voltou a ganhar destaque nas últimas semanas com o processo de santificação de Acutis. Na entrevista, Antonia acredita que a relação entre o filho e o Brasil não é por acaso – (veja vídeo acima).
“Eu também tenho uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e rezo sempre a ela. Acho que não foi acaso, porque Carlo era muito devoto de Nossa Senhora. Ele disse que Nossa Senhora era única mulher de sua vida. O fato do Senhor ter escolhido o Brasil acho que foi devido à grande quantidade de jovens que vocês têm. Na minha opinião, há realmente um designo por parte de Deus”, disse.
“Carlo amava o Brasil. Admirava muito o Pelé, o grande jogador. Ele conhecia bem o Brasil”, completou Antonia, que revelou ainda que pretende fazer uma peregrinação para Aparecida, no interior de São Paulo, onde fica o Santuário Nacional de Aparecida.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida — Foto: Leonardo Bosisio/g1
Fundador do Apostolado Devotos de Carlo Acutis Brasil, o padre Fábio Vieira, da Diocese de Corumbá (Mato Grosso do Sul) também exalta a relação do beato com o Brasil.
Fundador do Apostolado Devotos de Carlo Acutis Brasil, o padre Fábio Vieira, da Diocese de Corumbá (Mato Grosso do Sul) — Foto: Arquivo pessoal
De acordo com o padre, Acutis chegou a fazer uma pesquisa com os diferentes títulos de Nossa Senhora e um dos primeiros a ser citado foi o de Aparecida.
“Existe uma ligação muito forte. Vale lembrar também que a memória litúrgica de Carlo é dia 12 de outubro, mesma data de Nossa Senhora Aparecida. São muitos fatores. O Brasil é um país muito jovem e Carlo tinha muitas mensagens para a juventude, não à toa é conhecido como ‘padroeiro da internet’”, afirma o padre Fábio Vieira.
Padre Fábio Vieira, Fundador do Apostolado Devotos de Carlo Acutis Brasil — Foto: Arquivo pessoal
Ele destaca ainda que o Brasil foi o primeiro local em que o beato ficou conhecido, já que o primeiro milagre aconteceu no país.
“Ele ficou conhecido primeiro aqui. O Brasil foi o expoente dele. O primeiro milagre reconhecido pela igreja aconteceu sob o manto de Nossa Senhora. Ela estava junto com ele”, completa.
O padre acompanha de perto o processo de canonização. Em 2020, ele chegou a morar com a família de Acutis em Assis, na Itália, onde está exposto o corpo do beato.
Padre Fábio Vieira, Fundador do Apostolado Devotos de Carlo Acutis Brasil, com a mãe do beato — Foto: Arquivo pessoal
O religioso viajou para passar por um ano de estudos e trabalho na cidade junto à Associação Amigos de Carlo Acutis, quando a pandemia teve início e mudou os planos.
“Em 2012 eu visitei o túmulo dele e lá encontrei um número de telefone da mãe, Antonia. Liguei e ela me atendeu. Desde então criamos uma forte relação e a minha admiração por Carlo e seu laço com o Brasil aumentou muito”, relata o padre.
Corpo de Carlo Acutis foi levado para basílica, na Itália — Foto: Redes Sociais/Reprodução
No segundo milagre atribuído ao beato, reconhecido na última quinta-feira (23), ele curou uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022. Segundo o Vatican News, a costarriquenha Valeria estava internada com poucas chances de sobrevivência e foi curada dias após sua mãe rezar em sua tumba em Assis, na Itália.
Carlo Acutis – webstories — Foto: Site Carlo Acutis
O beato nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, mas passou toda sua vida na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.
Além da igreja, Carlo Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.
Acutis conseguiu unir duas paixões ao criar um site dedicado à catalogação cuidadosa de cada milagre já relatado e para evangelizar – façanha que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.
Beatificação do jovem Carlo Acutis. — Foto: Reprodução/Redes sociais
Após ser diagnosticado com leucemia, Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a Padroeira do Brasil.
O Vatican News trata Acutis como “millennial”. Millennials são as pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, a primeira metade da década de 1990.
Fiel visita túmulo de ‘padroeiro da internet’ após papa reconhecer milagres — Foto: REUTERS/Matteo Berlenga
Após a morte de Carlo Acutis, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano.
Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.
“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório, em entrevista ao g1 MS em novembro de 2019, quando o Vaticano reconheceu o milagre realizado por Carlo Acutis.
Processo de canonização pronto, pouco antes de ser entregue ao Vaticano segundo o padre Tenório — Foto: Redes sociais/Reprodução
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Em decisão histórica anunciada nesta quinta-feira (30), o republicano Donald Trump , ex-presidente dos EUA, foi condenado por fraude contábil ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016, quando derrotou Hillary Clinton, do Partido Democrata. A seguir, entenda os próximos passos: Ainda não. O juiz do caso, Juan Merchan, ainda vai determinar a pena. A decisão deve […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)