G1 Santos

Carnaval ‘zen’: veja dicas de praias e cachoeiras para curtir longe dos bloquinhos no litoral de SP

today11 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

O g1 separou dicas de praias e cachoeiras para curtir longe dos bloquinhos no litoral de São Paulo durante o Carnaval 2024. De Guarujá a Itanhaém, a lista apresenta alternativas para “ganhar um bronze” e exercitar o espírito aventureiro (veja abaixo).

Local é cercado por casas do condomínio, além de vegetação típica da Mata Atlântica — Foto: Prefeitura de Guarujá



Deseja conhecer uma praia de areia fina, mar tranquilo e poucas ondas de forma gratuita em Guarujá? Uma opção para curtir o Carnaval na calmaria é a Praia do Iporanga, que tem 800 metros de extensão e fica no condomínio de mesmo nome.

O local é cercado por casas, além de vegetação típica da Mata Atlântica. Os visitantes ainda podem avistar uma pequena cachoeira formada pelo encontro do rio com o mar. Muitas pessoas fazem caminhada, mergulho, tomam banho de cachoeira e praticam o stand up paddle na Praia do Iporanga.

Para entrar, é necessário se identificar com documento na portaria do condomínio, informando a ida à praia. A visitação ocorre das 7h às 18h.

Praia em Guarujá (SP) é alternativa para quem deseja um programa diferente no Carnaval neste ano — Foto: André Jaconi/Prefeitura de Guarujá

Considerada a menor das 27 praias de Guarujá, com 20 metros de extensão, a Praia do Cheira Limão é uma experiência interessante para moradores e turistas em Guarujá (SP). Ela é ideal para quem procura águas claras e calmas para a prática de stand up paddle, canoa havaiana, caiaque e mergulho.

Assim como no caso da Praia do Iporanga, o acesso é gratuito. Aventureiros podem se interessar ainda mais, já que a chegada à praia é feita por mar ou trilha, por meio da Praia do Góes. O lugar recebeu esse nome por estar situado ao pé do Morro dos Limões.

Cachoeira da Cascata está situada em Cubatão (SP) — Foto: Guerra Tips

A Cachoeira da Cascata está dentro do Parque Estadual Serra do Mar, em Cubatão (SP). Há a opção de fazer o acesso da guarita até a base de bicicleta, a pé ou de veículo. O percurso total de 3 km é cercado de palmeiras-juçaras.

Segundo com o Núcleo Itutinga-Pilões, ao longo do caminho é possível avistar ruínas do antigo hospital de Cubatão e andar entre os principais pontos da antiga vila de Itutinga.

É proibido entrar com bebidas alcoólicas, cigarro, animais domésticos, cooler e calçados abertos. Com entrada liberada até às 13h, o ponto de encontro é na Guarita do Parque. O agendamento é feito neste link.

Para se proteger durante o passeio, a orientação é levar protetor solar, binóculo, repelente, água e lanche, além de roupas confortáveis, calçados de caminhada, óculos escuros, boné e chapéu. A trilha é autoguiada, isto é, não precisa necessariamente de um guia turístico.

Passeio de 7,66 km leva a cachoeira de água cristalina em Cubatão (SP) — Foto: Luís Almeida

Os apaixonados por trilha têm ainda uma outra alternativa: o caminho que leva à Lagoa Azul, em Cubatão (SP), que também fica dentro do Parque Serra do Mar. Mas, atenção, para conhecer a beleza natural é obrigatório estar na companhia de um guia turístico.

Ao g1, o guia Luís Almeida contou que a trilha de 7,66 km tem apenas subida, como se fosse uma escadaria. Quando se atinge o ponto máximo, os visitantes se deparam com um mirante de onde é possível avistar as cidades de Santos, Praia Grande e São Vicente.

No meio do trajeto há uma gruta para tomar banho, além de água potável. Seguindo um pouco mais, o grupo chega à Lagoa Azul, onde há poços e uma escada que leva à cachoeira em si.

Quem faz o controle do atrativo aberto ao público é a Fundação Florestal. O acesso diurno à Cachoeira da Lagoa Azul é permitido, desde que acompanhado por monitor ambiental devidamente cadastrado na Unidade de Conservação. Visitantes podem acessá-lo mediante agendamento neste link.

Apesar de o passeio ser gratuito, é necessário realizar o pagamento do guia turístico contratado para acompanhar os visitantes na trilha.

Praia da Saudade é opção de lazer mais tranquilo em Itanhaém (SP) para os dias de Carnaval — Foto: Prefeitura de Itanhaém

Outro passeio gratuito é para a Praia da Saudade, em Itanhaém. O acesso pode ser feito pela Trilha do Morro do Sapucaitava ou pelo Iate Clube. Nela, é possível tomar banho no Rio Itanhaém, pescar na praia e descansar bastante, além de praticar esportes náuticos como stand up paddle e jet ski.

A Praia da Saudade é considerada a menor da cidade. Ela também é fluvial, já que está localizada no encontro no Rio com o mar. Como o acesso é mais restrito, o local é tranquilo e costuma ser uma passagem para pescadores.

Além de todos os atrativos, ela permite acessar a Pedra do Carioca, que fica na Boca da Barra do Rio Itanhaém.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

gritos,-clima-de-tensao-e-criticas-de-moradores-aparecem-em-novas-imagens-apos-homem-desarmado-ser-baleado-por-pm;-video

G1 Santos

Gritos, clima de tensão e críticas de moradores aparecem em novas imagens após homem desarmado ser baleado por PM; VÍDEO

O caso aconteceu na Rua Montese, no bairro Bitaru. Segundo registrado em boletim de ocorrência, obtido pelo g1, o PM que atirou duas vezes no funcionário público disse à Polícia Civil que agiu por legítima defesa. A discussão começou após o rapaz, que estava andando com uma pochete na altura do peito, ter negado ser revistado pelos policiais. Os novos vídeos mostram os momentos após Juan Ribeiro de Araújo ser […]

today11 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%