Casa de repouso clandestina é interditada após força-tarefa da GCM de Praia Grande, SP — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Uma casa de repouso irregular foi interditada, nesta segunda-feira (6), após moradores de Praia Grande, no litoral de São Paulo, denunciarem o local por mau atendimento. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), 15 idosos estavam no local, que não possuía as adaptações necessárias para o recebimento deles, nem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A casa de repouso ficava localizada no bairro Caiçara, segundo a GCM. Após as denúncias de vizinhos da casa, os guardas civis, agentes da Vigilância Sanitária, fiscais de urbanismo e representantes do Conselho Municipal do idoso foram até o local para uma força-tarefa, que teve início no último sábado (4).
Na residência, as equipes encontraram 15 idosos, sendo que, alguns deles necessitavam de sondas e tinham dificuldade de locomoção. A casa não tinha adaptações necessárias e nem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A unidade também não contava com a autorização da Secretaria de Saúde Pública para funcionar.
Segundo o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, os idosos teriam sido encaminhados por uma instituição de Santos. No sábado, a administração do local foi notificada a encerrar suas atividades e, na segunda-feira, o local foi interditado.
Segundo o Conselho Municipal do Idoso, nenhum morador ficou desamparado. Alguns idosos foram levados a casas de familiares e outros encaminhados para Instituições de Acolhimento de Longa Permanência (ILPIs) regulares. Um boletim de ocorrência foi registrado na Guarda Civil Municipal e na Polícia Civil.
Publicar comentários (0)