G1 Mundo

Casa natal de Hitler será transformada em posto da polícia

today21 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

A casa natal de Adolf Hitler em Braunau-am-Inn, norte da Áustria, será transformada em um posto da polícia e as obras serão iniciadas em outubro, anunciou o governo do país nesta segunda-feira (21).

“O início dos trabalhos está previsto para 2 de outubro”, indicou à AFP um porta-voz do Ministério do Interior. “Após a renovação arquitetônica do edifício carregado de um forte passado, serão instaladas no local uma delegacia e um centro de formação para agentes de direitos humanos.”

Ficou decidido que não fosse um local de memória, a fim de evitar que o lugar onde Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 e viveu os primeiros anos de sua vida se tornasse um local de peregrinação neonazista. O objetivo “é combater de maneira duradoura o culto que há por ele nos meios extremistas”, disse uma comissão de especialistas criada em 2016 pelo governo.



O governo empreendeu uma longa batalha judicial para conseguir a propriedade dessa casa localizada no centro de Braunau-am-Inn, na fronteira alemã. A demolição foi descartada, pois a Áustria deve “enfrentar o seu passado”, segundo os historiadores.

A construção de 800 metros quadrados terá um novo andar e será ampliada. Os novos ocupantes se instalarão no local a partir de 2026, segundo o ministério.

Os trabalhos demoraram e o custo das obras é agora calculado em 20 milhões de euros (R$ 108 milhões) financiados pelo Estado, contra os cinco (R$ 27 milhões) orçados inicialmente.

O diretor de um documentário que será lançado no final de agosto, Günter Schwaiger, pediu às autoridades que desistissem dessa transformação em posto policial.

Isso significa “realizar o desejo do próprio Hitler” a favor do uso administrativo dos locais, como ele formulou em um artigo no jornal local publicado em maio de 1939, declarou Schwaiger em um coletiva de imprensa nesta segunda-feira em Viena.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cinco-pessoas-morrem-durante-visita-turistica-a-esgoto-em-moscou

G1 Mundo

Cinco pessoas morrem durante visita turística a esgoto em Moscou

De acordo com a imprensa estatal, a cidade enfrentou chuvas fortes, o nível da água nos esgotos subiu rapidamente, e as vítimas não conseguiram volta à superfície. Um barco turístico no rio Moskva em Moscou, na Rússia, onde apareceram corpos — Foto: Alexander Zemlianichenko/AP Cinco pessoas foram encontradas mortas no rio Moskva, em Moscou, depois de fazerem uma visita turística aos esgotos da cidade no domingo (20). Além dessas vítimas, […]

today21 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%