G1 Mundo

Caso Tyre Nichols: cinco ex-policiais de Memphis se declaram inocentes na morte de jovem negro

today17 de fevereiro de 2023 11

Fundo
share close

Os cinco ex-policiais de Memphis, nos Estados Unidos, acusados de espancar Tyre Nichols, motorista negro que morreu dias depois ao ser parado no trânsito, se declararam nesta sexta-feira (17) inocentes durante uma audiência sobre o caso.

Manifestantes em Nova York participam do segundo dia de protestos pela morte de Tyre Nichols, em 28 de janeiro de 2023 — Foto: REUTERS/David Dee Delgado



Os cinco policiais, todos soltos sob fiança, apresentaram as suas alegações na Corte Criminal do Condado de Shelby, onde foram formalmente acusados de homicídio, agressão, sequestro, má conduta policial e abuso de autoridade.

“Me sinto como se estivesse muito anestesiada, esperando alguém me acordar”, disse a mãe de Nichols, RowVaughn Wells, ao deixar a sala de audiência.

“Eu queria que cada um daqueles policiais me olhasse na cara, mas eles não tiverem nem a coragem de olhar para mim”, afirmou.

Os cinco ex-policiais Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Emmit Martin, Desmond Mills Jr. e Justin Smith são negros também. Eles foram demitidos da corporação, e a unidade especial a qual pertenciam foi desmantelada.

O juiz do caso, James Jones, marcou para 1º de maio o primeiro depoimento do caso. Os ex-policiais podem pegar até 60 anos de prisão se forem condenados por assassinato.

Sabemos que há muitas emoções envolvidas neste caso, mas pedimos que mantenham a paciência. Todo mundo quer que o caso seja concluído o mais rapidamente possível

— James Jones, juiz da corte de Shelby

Dois xerifes substitutos do condado de Shelby que atenderam a ocorrência foram suspensos por cinco dias sem pagamento.

Nichols, que tinha 29 anos, era pai, gostava de andar de skate e estudava fotografia, tentou conversar com os policiais enquanto eles davam ordens aos gritos e o ameaçavam com violência.

“Vocês estão realmente se excedendo agora. Estou apenas tentando ir para casa”, disse Nichols em certo momento quando estava sentado na rua enquanto os policiais tentavam subjugá-lo.

Quando os policiais o pegaram, foi espancado, apanhou com um bastão e levou chutes quando já estava no chão. A menos de cem metros de casa, ele tentou chamar a sua mãe várias vezes.

No vídeo, os policiais disseram que Nichols tinha passado no sinal vermelho de forma perigosa e outro afirmou que o homem tentara pegar a sua arma.

Policiais são acusados de homicídio doloso nos EUA

Policiais são acusados de homicídio doloso nos EUA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dezoito-migrantes-morrem-trancados-em-caminhao-abandonado-na-bulgaria

G1 Mundo

Dezoito migrantes morrem trancados em caminhão abandonado na Bulgária

Eles estavam na caçamba do caminhão, que, segundo a polícia, estava trancada por fora. A hipótese da polícia é a de que eles morreram por asfixia. Nos últimos meses, o país dos Bálcãs vem recebendo um fluxo de pessoas sem precedentes desde a crise migratória de 2015 na Europa. O Ministério do Interior da Bulgária afirmou que as hipóteses apontam para que o veículo estivesse transportando imigrantes de forma ilegal. […]

today17 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%