A Catedral de Santos, no litoral de São Paulo, passará por obras de restauração interna e externa. O local ficará fechado para visitas a partir desta sexta-feira (1) e será reaberto em 29 de junho – dias antes do Centenário da Diocese de Santos.
No final de 2023, a catedral recebeu reparos no telhado. Segundo a Diocese, agora, serão realizados no local serviços de lavagem e pintura dentro e fora do prédio, incluindo as torres e a cúpula. A obra custará aproximadamente 1,38 milhão.
Durante o período de reforma, as missas da Catedral de Santos ocorrerão na Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na Praça Ruy Barbosa, s/nº, no Centro de Santos.
Ainda de acordo com a Diocese de Santos, após a reforma, acontecerá um evento de reinauguração da catedral, previsto para o dia 29 de junho. Em 6 de julho, será realizada missa campal em comemoração ao Centenário da Diocese de Santos.
A Catedral de Santos foi construída visando a substituição da antiga Igreja Matriz, interditada em 1907. Em 24 de junho de 1909, a pedra fundamental foi lançada.
A antiga Igreja Matriz de Santos em aproximadamente 1905. — Foto: José Marques Pereira/Memória Santista
Inaugurada em 5 de outubro de 1924, a Catedral de Santos recebeu o título de Catedral de Nossa Senhora do Rosário.
O prédio foi erguido em pedras e tijolos no estilo neogótico, por meio do projeto do engenheiro Maximilian Emil Hehl. Emil também idealizou a Catedral de São Paulo, localizada na Praça da Sé.
Embora o local tenha sido inaugurado na década de 1920, as obras só foram concluídas em 1969, com a entrega da cripta que abriga os túmulos de bispos e sacerdotes de Santos.
A Catedral de Santos foi inaugurada em outubro de 1924. — Foto: Silvio Luiz/ Jornal A Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)