Prefeitura de Guarujá

Cati Guarujá realiza peça teatral sobre violência contra o idoso

today24 de junho de 2022 13

Fundo
share close

Espetáculo ‘O Homem que Falava com as Estrelas’ foi apresentado em frente ao Paço Municipal Raphael Vitiello

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) promoveu na última quarta- feira (15), a apresentação teatral ‘O Homem que Falava com as Estrelas’, peça que retrata sobre essa violência.  A exibição aconteceu na entrada do Paço Municipal Raphael Vitiello e ficou aberta para todos que passaram pelo local.

De acordo com a coordenadora do Cati, a amostra artística é uma forma de envolver o público-alvo e de retratar, de forma direta e lúdica, as causas e consequências dessa ação.

O produtor da peça e vice-presidente do Conselho do Idoso também enfatizou a escolha do formato de teatro. “É interessante chocar e expor com intensidade esses abusos que acontecem com os idosos, e o teatro pode mostrar isso nitidamente e trazer uma sensação de libertação de nossos sentimentos”, disse.

Mostrando a agressão de forma nítida e usando as “estrelas” como uma analogia para esperança, a diretora Alexsandra Escalafabética também optou por usar o método de improviso para facilitar no momento da atuação, utilizando um texto baseado na vivência desses casos.



Uma das participantes do grupo de teatro, Maria Lucia Sonoda, elogiou a direção da obra.  “Foi uma forma de nós estimularmos nossa atividade mental e de incentivar que as pessoas que presenciam esses casos, denunciem. Todos nós vamos envelhecer um dia, por isso não podemos deixar esses absurdos acontecerem”, afirmou Maria.

Carmen Lúcia Dornelas, dona de casa que acompanhou a apresentação, concorda que a mensagem foi transmitida com sucesso. “Gostei muito e acho importante falar sobre o assunto porque o idoso precisa de apoio, principalmente quando vemos muito desse tipo de violência. A peça foi muito boa em fazer esse alerta para a sociedade”, enfatizou.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Criado em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa acontece no dia 15 de junhotendo como objetivo refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

Todos os anos se registram vários casos de abuso contra os idosos e muitos acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais, além de promover a integração e o bem-estar do idoso, são desafios lançados pela celebração desta data.

Neste dia, a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenho dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-santos-contradiz-bolsonaro-sobre-alta-de-50%-na-taxa-de-ocupacao-de-imoveis-em-area-de-marinha

G1 Santos

Prefeitura de Santos contradiz Bolsonaro sobre alta de 50% na taxa de ocupação de imóveis em área de Marinha

Presidente disse que a prefeitura reajustou taxa depois de uma mudança na Planta Genérica de Valores. O município explica que a mudança ocorreu em 2013 e que a fala de Bolsonaro é "completamente equivocada". Taxa cobrada para imóveis em áreas de marinha foi motivo de polêmica na região após afirmações de Jair Bolsonaro — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos/Anderson Bianchi A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, emitiu uma […]

today24 de junho de 2022 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%