G1 Santos

Prefeitura de Santos contradiz Bolsonaro sobre alta de 50% na taxa de ocupação de imóveis em área de Marinha

today24 de junho de 2022 9

Fundo
share close

Presidente disse que a prefeitura reajustou taxa depois de uma mudança na Planta Genérica de Valores. O município explica que a mudança ocorreu em 2013 e que a fala de Bolsonaro é “completamente equivocada”.

Taxa cobrada para imóveis em áreas de marinha foi motivo de polêmica na região após afirmações de Jair Bolsonaro — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos/Anderson Bianchi



A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, emitiu uma nota em resposta ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que, na noite de quinta-feira (23), afirmou que a administração municipal foi responsável por aumentar em 50,3% a taxa de ocupação cobrada de imóveis em áreas de Marinha, algo que a cidade nega. De acordo com o Executivo, a informação é “completamente equivocada”.

Bolsonaro disse, durante a live semanal, transmitida nas redes sociais, que a prefeitura aumentou o valor, mas que uma Medida Provisória (MP) será publicada para reduzir o reajuste em 10%. Ainda de acordo com ele, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSBD), teria mexido na Planta Genérica de valores (PGV), buscando majorar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que contribuiu para a alta da taxa de ocupação.

Sobre essa questão, a Prefeitura de Santos disse: “não é verdadeira a informação divulgada na noite desta quinta-feira (23), em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente da república Jair Bolsonaro, que relacionou e justificou equivocadamente o aumento de 50% na cobrança pelo Governo Federal com supostos reajustes no IPTU e no valor venal dos imóveis do município de Santos”.

“O prefeito Rogério Santos, conforme divulgado pela imprensa, solicitou a revogação dos aumentos cobrados pela União [da taxa de ocupação] em três ofícios enviados ao Governo Federal nas últimas semanas. O município de Santos espera, além da confirmação da manutenção do desconto, que o presidente também se sensibilize e anuncie a extinção definitiva da taxa”, diz a prefeitura em nota.

De acordo com a prefeitura, a última atualização PGV de Santos, que ajusta os valores venais dos imóveis, ocorreu em 2013. O IPTU vigente em 2022 teve o reajuste anual de 8,99%. A inflação do período ficou em 10,06% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

SPU interrompeu descontos

A prefeitura explicou, ainda, que, nos últimos oito anos, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) concedia descontos sobre a taxa federal. “Em 2022, o benefício foi revogado pelo próprio órgão da União, que admitiu em declarações à imprensa que o reajuste de 50% ocorreria devido à possibilidade de correção em até cinco vezes do IPCA, que ficou na casa dos 10%”, explicou.

A administração municipal afirma ainda, que a SPU não considerou o impacto econômico desse reajuste no orçamento das famílias que moram próximo das áreas de Marinha. Em Santos, principalmente aos moradores da Zona Noroeste.

O presidente relatou que soube do aumento por meio da deputada federal Rosa Valle (PL) e que imediatamente entrou em contato com a SPU para que uma MP fosse publicada e corrija o valor baseado na inflação oficial, de acordo com o IPCA. De acordo com Bolsonaro, a MP deve ser publicada nesta sexta-feira (24), em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

A administração municipal afirmou, em nota, que o presidente deve ter sido induzido ao erro para divulgar uma “informação completamente equivocada”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pai-confessa-ter-estuprado-filha-e-e-preso-no-litoral-de-sp;-vitima-revelou-crime-por-carta-a-mae

G1 Santos

Pai confessa ter estuprado filha e é preso no litoral de SP; vítima revelou crime por carta à mãe

Estupros começaram quando a adolescente tinha 5 anos, hoje está com 16. Caso foi registrado em Mongaguá (SP). Pai confessa ter estuprado filha e é preso no litoral de SP — Foto: Arquivo pessoal Um homem, de 57 anos, foi preso e confessou ter estuprado a filha, que, segundo apurado pelo g1, contou à mãe, em carta, ter sido vítima durante 11 anos. O crime, portanto, começou quando a adolescente, […]

today24 de junho de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%