G1 Santos

Centenário casarão é restaurado para se tornar um centro cultural santista

today1 de janeiro de 2024 11

Fundo
share close

Um casarão construído em 1900 em Santos, no litoral de São Paulo, foi restaurado para se tornar a ‘Casa da Santiscidade‘. A centenária estrutura fica nas esquinas das ruas Sete de Setembro e Constituição, no bairro Vila Nova, e servirá para cultivar, a partir da literatura, todos os tipos de arte desenvolvidos em Santos.

O imóvel conta com 1.900 metros quadrados, 21 cômodos em dois pisos, jardim, pomar, fonte com chafariz e edícula. A propriedade foi construída pela Companhia de Docas, que administrava o Porto de Santos, para hospedar funcionários do alto escalão e conta com nível de proteção 1, no qual nada pode ser modificado.

Antigo casarão na Região Central será dedicado à cultura santista — Foto: Prefeitura de Santos



O local passou por um amplo processo de restauração nos últimos quatro anos e agora está sob administração da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), com curadoria do escritor e poeta Flávio Viegas Amoreira.

O nome ‘Santisticidade’ foi adotado pelo curador em referência ao modo característico de ser santista. Segundo ele, é importante que a cidade tenha uma ‘casa’ [como a Casa das Rosas em São Paulo] que provoque uma conversa sobre a alma e o espiríto santista, a luta operária e a arte local.

O prefeito Rogério Santos assinou, na última quinta-feira (28), o contrato de aluguel do imóvel, que deve começar a funcionar em março.

Local passou por um amplo processo de restauração nos últimos quatro anos — Foto: Prefeitura de Santos

A ideia do espaço é ser multicultural, multifuncional e multidisciplinar, e que é bem diferente da concepção de um museu pois contará com atividades socioeducativas e saraus. No local, a Fams também pretende instalar uma sala para oficinas de restauro de documentos e outra para memória oral.

De acordo com a prefeitura, os recursos arrecadados no Baile da Cidade, realizado em comemoração ao aniversário de Santos, serão destinados à realização dos cursos da Casa da Santisticidade.

Na inauguração do casarão, será preparada uma exposição em homenagem ao centenário de morte do poeta santista de Vicente de Carvalho. A abertura contará a trajetória, lutas políticas, e o valor literário, poético e lírico dedicado à cidade.

Propriedade foi construída pela Companhia de Docas, que administrava o Porto, para hospedar funcionários do alto escalão — Foto: Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel:-as-reacoes-a-decisao-do-supremo-que-derrubou-controversa-reforma-judicial-proposta-por-netanyahu

G1 Mundo

Israel: as reações à decisão do Supremo que derrubou controversa reforma judicial proposta por Netanyahu

A reforma judicial de Netanyahu - que causou em 2023 uma onda de protestos, inclusive nas forças armadas, levou à demissão do ministro da Defesa e fez militares enviarem cartas abertas ameaçando parar seu serviço - buscava limitar o poder do Supremo e dar ao governo maior influência na nomeação de juízes. Reforma judicial de Netanyahu provocou onda de protestos em Israel em 2023 — Foto: Getty Images/BBC A decisão […]

today1 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%