G1 Santos

Centenário casarão é restaurado para se tornar um centro cultural santista

today1 de janeiro de 2024 4

Fundo
share close

Um casarão construído em 1900 em Santos, no litoral de São Paulo, foi restaurado para se tornar a ‘Casa da Santiscidade‘. A centenária estrutura fica nas esquinas das ruas Sete de Setembro e Constituição, no bairro Vila Nova, e servirá para cultivar, a partir da literatura, todos os tipos de arte desenvolvidos em Santos.

O imóvel conta com 1.900 metros quadrados, 21 cômodos em dois pisos, jardim, pomar, fonte com chafariz e edícula. A propriedade foi construída pela Companhia de Docas, que administrava o Porto de Santos, para hospedar funcionários do alto escalão e conta com nível de proteção 1, no qual nada pode ser modificado.

Antigo casarão na Região Central será dedicado à cultura santista — Foto: Prefeitura de Santos



O local passou por um amplo processo de restauração nos últimos quatro anos e agora está sob administração da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), com curadoria do escritor e poeta Flávio Viegas Amoreira.

O nome ‘Santisticidade’ foi adotado pelo curador em referência ao modo característico de ser santista. Segundo ele, é importante que a cidade tenha uma ‘casa’ [como a Casa das Rosas em São Paulo] que provoque uma conversa sobre a alma e o espiríto santista, a luta operária e a arte local.

O prefeito Rogério Santos assinou, na última quinta-feira (28), o contrato de aluguel do imóvel, que deve começar a funcionar em março.

Local passou por um amplo processo de restauração nos últimos quatro anos — Foto: Prefeitura de Santos

A ideia do espaço é ser multicultural, multifuncional e multidisciplinar, e que é bem diferente da concepção de um museu pois contará com atividades socioeducativas e saraus. No local, a Fams também pretende instalar uma sala para oficinas de restauro de documentos e outra para memória oral.

De acordo com a prefeitura, os recursos arrecadados no Baile da Cidade, realizado em comemoração ao aniversário de Santos, serão destinados à realização dos cursos da Casa da Santisticidade.

Na inauguração do casarão, será preparada uma exposição em homenagem ao centenário de morte do poeta santista de Vicente de Carvalho. A abertura contará a trajetória, lutas políticas, e o valor literário, poético e lírico dedicado à cidade.

Propriedade foi construída pela Companhia de Docas, que administrava o Porto, para hospedar funcionários do alto escalão — Foto: Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel:-as-reacoes-a-decisao-do-supremo-que-derrubou-controversa-reforma-judicial-proposta-por-netanyahu

G1 Mundo

Israel: as reações à decisão do Supremo que derrubou controversa reforma judicial proposta por Netanyahu

A reforma judicial de Netanyahu - que causou em 2023 uma onda de protestos, inclusive nas forças armadas, levou à demissão do ministro da Defesa e fez militares enviarem cartas abertas ameaçando parar seu serviço - buscava limitar o poder do Supremo e dar ao governo maior influência na nomeação de juízes. Reforma judicial de Netanyahu provocou onda de protestos em Israel em 2023 — Foto: Getty Images/BBC A decisão […]

today1 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%