G1 Mundo

Centenas de corpos estão sendo encontrados nas praias da Líbia

today15 de setembro de 2023 23

Fundo
share close

As equipes de resgate localizadas em Derna, na Líbia, lutam diariamente para encontrar e retirar corpos de vítimas das enchentes causadas pela passagem da tempestade Daniel que atingiu o leste do país neste domingo (10).

Milhares de corpos já foram encontrados sob os escombros de casas e edifícios. Outras centenas foram vistos sem vida nas praias do país.

“Os corpos estão espalhados pelas ruas, sendo levados para a costa e enterrados sob edifícios desabados e escombros. Em apenas duas horas, um dos meus colegas contou mais de 200 corpos na praia perto de Derna”, disse Bilal Sablouh, gerente regional de perícia forense do Cruz Vermelha para a África.



Mais de mil pessoas foram enterradas em valas comuns na cidade. A atitude fez com que membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) apelassem por enterros melhor geridos.

“Pedimos às autoridades das comunidades afetadas pela tragédia que não se apressem com enterros ou cremações em massa”, disse o Dr. Kazunobu Kojima, médico responsável pela biossegurança e bioproteção do Programa de Emergências Sanitárias da OMS.

A declaração pedia sepulturas individuais demarcadas e documentadas, dizendo que enterros precipitados poderiam levar à angústia mental para as famílias, assim como a problemas sociais e jurídicos.

Os corpos das vítimas de traumas causados por desastres naturais “quase nunca” representaram uma ameaça à saúde, afirmou, a menos que estivessem dentro ou perto de fontes de água doce, uma vez que os cadáveres podem vazar fezes.

Vídeo gravado com drone mostra devastação causada por enchente na Líbia

Vídeo gravado com drone mostra devastação causada por enchente na Líbia

A Cruz Vermelha enviou um voo de carga para Benghazi, a maior cidade do leste da Líbia, na sexta-feira com 5 mil sacos para cadáveres. Outras ajudas também têm vindo do exterior.

O Conselho Norueguês para os Refugiados, que tem uma equipe de 100 pessoas na Líbia, disse que a gestão de cadáveres é a preocupação mais urgente.

O chefe de ajuda humanitária da ONU, Martin Griffiths, disse no briefing de Genebra que a Líbia precisava de equipamentos para encontrar pessoas presas em lamas e edifícios danificados após as inundações, bem como cuidados de saúde primários para evitar um surto de cólera entre os sobreviventes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-proibe-luis-rubiales,-ex-presidente-da-federacao-espanhola,-de-se-aproximar-de-jenni-hermoso-apos-beijo-forcado

G1 Mundo

Justiça proíbe Luis Rubiales, ex-presidente da federação espanhola, de se aproximar de Jenni Hermoso após beijo forçado

Rubiales compareceu nesta sexta (15) à primeira audiência na Justiça sobre o caso. Ele beijou a atacante na boca durante a cerimônia de entrega da medalha na Copa do Mundo feminina. Ato gerou onda de revolta, e ex-dirigente se demitiu na semana passada. Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, caminha até a entrada de tribunal na cidade de Madri em 15 de setembro de 2023 — Foto: Susana […]

today15 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%