G1 Santos

Centenas de pessoas largaram o cigarro com ajuda de programa de combate ao fumo no litoral de SP; veja como participar

today2 de junho de 2024 3

Fundo
share close

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, teve como objetivo conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco à saúde. De acordo com a Prefeitura de Santos, 989 santistas largaram o cigarro, desde o início do programa. Ao todo, 2.212 pessoas já participaram, o que representa um índice de 44,1% quando considerados os que cessaram o hábito.

“Mais de 2 mil pessoas foram tratadas em Santos e quase metade conseguiu parar de fumar por meio do nosso programa. Com o fim do tabaco, melhoramos a qualidade de vida da população, com menos doenças crônicas, número reduzido de internações, reduzindo assim o gasto com saúde ”, disse Rogério Kredel, responsável pelo programa, em nota enviada pela prefeitura.



OMS coloca o tabagismo entre as maiores ameaças à saúde

OMS coloca o tabagismo entre as maiores ameaças à saúde

No mundo, os fumantes hoje são 1,3 bilhão, e o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Desses, cerca de 1,3 milhão são vítimas do fumo passivo. Ou seja, da fumaça que enche restaurantes, escritórios, residências ou outros espaços fechados. Não existe um nível seguro de exposição.

O fumo passivo causa doenças cardiovasculares e respiratórias graves, incluindo doenças coronárias e câncer de pulmão. Também os cigarros eletrônicos fazem mal à saúde. Mesmo alguns que afirmam ser livres de nicotina às vezes contêm essa e outras substâncias tóxicas.

O relatório conclui que os fumantes precisam de ajuda para parar de fumar. Entre aqueles que têm consciência dos perigos do tabaco, a maioria deseja parar. Conselhos e medicação podem mais do que dobrar a chance de um fumante abandonar o cigarro.

Há 15 anos, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu uma lista de medidas para combater o fumo. Até hoje, só quatro países cumpriram inteiramente as metas: Brasil, Turquia, Holanda e Ilhas Maurício.

Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista, em Santos, no litoral de São Paulo, ajudam as pessoas a largarem o cigarro — Foto: Prefeitura de Santos

Como participar do programa?

Em Santos, as pessoas interessadas em largar o hábito de fumar devem procurar a policlínica mais próxima e deixar nome e telefone para posterior contato, independente de onde morem.

Caso o paciente já esteja matriculado em alguma unidade de saúde, ele precisa levar somente um documento com foto. Caso não tenha cadastro em unidades do município, deve levar documento pessoal, cartão SUS e comprovante de residência.

As turmas são abertas periodicamente e os interessados são convidados a participar. Atualmente estão em andamento os grupos nas unidades Areia Branca, Embaré, Gonzaga, Jardim Castelo, Ponta da Praia, Rádio Clube e Vila Nova. Em breve abrirão os grupos nas unidades Alemoa, Bom Retiro, Campo Grande, Jabaquara, Martins Fontes, Penha, Santa Maria e Vila Mathias.

O programa consiste em sete reuniões, em princípio semanais, nas quais são passadas informações sobre métodos que ajudam a diminuir o uso do tabaco já no início do tratamento.

Em alguns casos são oferecidos medicamentos, conforme observação e prescrição médica. A atividade em grupo promove depoimentos dos participantes com o intuito de construir uma rede de apoio e o compartilhamento de experiências para estimular a descontinuidade do hábito.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pastor,-pai-de-sete-filhos,-que-deu-nome-a-estadio-e-foi-prefeito-celebra-99-anos:-‘saude-espetacular’

G1 Santos

Pastor, pai de sete filhos, que deu nome a estádio e foi prefeito celebra 99 anos: ‘saúde espetacular’

Não há quem viva em Apiaí, no interior de São Paulo, e não tenha ouvido falar no “Janguito”. João Cristino dos Santos, presbítero quase centenário que já foi prefeito da cidade, comemorou os 99 anos com direito a uma homenagem da Câmara Municipal. Além da esposa e sete filhos, que considera uma herança divina, o idoso tem uma rua e um estádio municipal esportivo com o nome dele. A Igreja […]

today2 de junho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%