G1 Santos

Central clandestina que enviava anabolizantes e medicamentos ilegais para todo o Brasil é fechada e 11 são presos; VÍDEO

today16 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

A Polícia Civil fechou uma central clandestina de distribuição e armazenamento de anabolizantes e medicamentos em Santos, no litoral de São Paulo. Os remédios eram vendidos, de forma ilegal, para todo o Brasil. A maioria dos produtos comercializados eram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estavam vencidos. Segundo a Polícia Civil, 11 homens foram presos. O g1 obteve um vídeo que mostra a central clandestina e o momento da prisão (veja acima).

Os policiais da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram um mandado de busca e apreensão enviado pela 1ª Vara Criminal de Santos (SP), nesta segunda-feira (15).

Durante as investigações, dois homens, de 31 e 46 anos, foram gravados transportando e entregando caixas com os medicamentos ilegais. A dupla foi abordada com as mercadorias no estacionamento de um mercado, na Avenida Ana Costa, em Santos (SP).



Em seguida, os policiais foram até um edifício comercial, na Rua Alexandre Gusmão, onde encontraram outros 9 homens. Eles organizavam, preparavam, embalavam e etiquetavam os produtos.

Central de distribuição enviava medicamentos ilegais para todo o Brasil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

As imagens obtidas pelo g1 mostram o local utilizado como uma central de distribuição de produtos e um depósito para armazenamento. É possível ver as mercadorias organizadas em prateleiras com setores delimitados para cada estágio de envio. No vídeo, os suspeitos estão no chão com as mãos na cabeça (veja o vídeo no início da reportagem).

Os agentes ainda foram em outros dois endereços, nas avenidas Martins Fontes e Afonso Pena. Segundo a polícia, os locais eram utilizados como depósitos pela organização criminosa.

Medicamentos vendidos por organização criminosa de Santos (SP) eram proibidos pela Anvisa — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Remédios ilegais e vencidos

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais encontraram remédios com substâncias psicotrópicas — que afetam a função cerebral; extrato de canabidiol [maconha], anabolizantes com testosterona [hormônio sexual masculino]; medicamentos para emagrecimento; medicação prescrita para uso veterinário — proibida para humanos; e cigarros eletrônicos.

Estes medicamentos, segundo a polícia, podem causar falência renal, doenças hepáticas, intoxicação, crises de ansiedade, perda de função do coração e até levar a morte. Os riscos ainda são agravados pelo fato de alguns produtos estarem vencidos.

Operação policial que fechou central de distribuição e armazenamento clandestina prendeu onze pessoas em Santos (SP) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Os criminosos trocavam as etiquetas com uma nova data. As centenas de medicamentos estavam organizados para serem embalados ou já etiquetados com endereços de compradores de todo o Brasil. Os produtos tinham origem nacional e estrangeira.

Ao todo, foram apreendidos 20 celulares; diversas etiquetas para mudar a data de produtos vencidos; anotações; 24 caixas de medicamento de uso veterinário; sete caixas de diferentes remédios para reposição de testosterona; um carro; um notebook; entre outros medicamentos ilegais.

Os onze homens foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação e integração de organização criminosa, descaminho. Eles também são acusados por falsificar, corromper, adulterar e alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Efeitos colaterais de remédios comercializados ilegalmente podem levar a morte — Foto: Polícia Civil/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

desfile-das-escolas-de-samba-de-santos-ganha-novo-regulamento;-confira-as-novidades

G1 Santos

Desfile das escolas de samba de Santos ganha novo regulamento; confira as novidades

As regras do desfile do Carnaval de Santos 2024, marcado para as noite de 2 e 3 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, no bairro Castelo, no litoral de São Paulo, foram definidas com um novo regulamento. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da cidade. Uma das principais mudanças no decreto é a aplicação de uma multa para escolas que desrespeitarem as regras e as concorrentes. […]

today16 de janeiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%