G1 Santos

Céu fica laranja durante o pôr do sol no litoral de SP; FOTOS

today8 de janeiro de 2024 2

Fundo
share close

O céu no litoral de São Paulo ganhou um tom alaranjado forte no final da tarde, durante o pôr do sol desta segunda-feira (8), após um dia quente, em que as temperaturas chegaram a 31ºC conforme apurado na Base Aérea de Santos.

O fenômeno esta atrelado à presença de nuvens nos níveis médios e altos da atmosfera, que por si só já provocam uma coloração mais laranja no nascer e pôr do sol, e, principalmente, pela maior quantidade de partículas em suspensão na atmosfera, como poluição e até mesmo poeira.

“A presença maior de material particulado faz com que as cores fiquem mais pro lado do vermelho. Quanto mais material particulado tiver, mais avermelhado vai ser o pôr do sol, teoricamente”, explicou o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol.



Ele continuou: “Esse material particulado pode ser desde poluição, poeira suspensa, ou até mesmo umidade do ar, partículas, gotículas de água”. Cassol ressaltou as nuvens observadas nesta segunda-feira e chuva em regiões próximas.

“Nesse horário do pôr do sol, a radiação solar, o feixe de luz solar, vai ter que percorrer uma distância maior da atmosfera, por ele estar mais longe. E vai ter mais partículas para atenuar essa atmosfera num fenômeno que, na meteorologia, a gente chama de espalhamento da radiação solar“, ressaltou o meteorologista.

Céu laranja tem relação com um maior número de partículas suspensas na atmosfera, como poluição, poeira e até da umidade. Imagem foi registrada em Santos, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/ A Tribuna Jornal

A previsão do tempo para a Baixada Santista nos próximos dias é de calor e pancadas de chuva ao longo do dia. Há possibilidade de precipitações já na terça-feira (9).

De acordo com o Climatempo e a Base Aérea de Santos, o tempo a expectativa é que a previsão se mantenha desta forma até a próxima semana. Na quinta-feira (11), porém, há expectativa de que a máxima ultrapasse os 35ºC e o volume de chuva seja maior.

De sexta-feira (12) em diante a temperatura deve cair, mas a chuva deverá ser mais frequente.

Céu ficou laranja no litoral de São Paulo nesta segunda-feira (8). Foto em Santos, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fatec-de-santos-sediara-pela-1a-vez-evento-mundial-de-desenvolvimento-de-games

G1 Santos

Fatec de Santos sediará pela 1ª vez evento mundial de desenvolvimento de games

Encontro acontece entre os dias 22 e 28 de janeiro. Fatec Rubens Lara sediará o evento pela primeira vez na história. Global Game Jam 2024 ocorrerá entre os dias 22 e 28 de janeiro. — Foto: Gastão Guedes/Governo de São Paulo A Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) Rubens Lara, em Santos, no litoral de São Paulo, receberá pela primeira vez o Global Game Jam (GGJ). O evento é considerado uma […]

today8 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%