O “Chapo”, uma das aves de estimação do ex-campeão dos pesos-leve do UFC, Charles do Bronx, foi resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) após fugir da residência do lutador em Guarujá, no litoral de São Paulo. O animal ficou abrigado no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) do Instituto Ambiecco e devolvido ao atleta, que agradeceu nas redes sociais (veja acima).
‘Chapo’ é uma Cacatua-de-crista-amarela (Cacatua galerita), espécie originária da Austrália e comercializada legalmente no estado em criadouro e comércios especializados em animais silvestres. Ele fugiu de um viveiro na residência do atleta no dia 11 de maio.
O animal foi encontrado em cima de um andaime de um terminal portuário, ainda no sábado (11). Após o resgate, os agentes do GDA comunicaram a ação ao Centro Técnico Regional de Santos (CTR-3), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), para encaminhamento da ave.
Animal passou por avaliação e foi devolvido ao tutor — Foto: Divulgação/Instituto Ambiecco
A partir das informações, o Centro Técnico acionou o Instituto Ambiecco para o recebimento do animal, que possuía uma anilha para identificação, no Cetas de Peruíbe. Já na manhã de quarta-feira (15), a ave foi encaminhada ao local.
No instituto, o animal passou por uma avaliação clínica, apontando que estava saudável e, possivelmente, teria fugido de uma residência. Por conta disso, o instituto acionou a Coordenadoria de Fauna Silvestre (CFS), também da Semil, que atua na gestão e regulação da fauna silvestre no estado.
‘Chapo’, Cacatua de estimação de Charles do Bronx, foi encontrada em terminal portuário no litoral de SP — Foto: Redes sociais e Divulgação/Instituto Ambiecco
A partir da numeração da anilha, a documentação do animal foi localizada e o tutor identificado. A partir disso, o Instituto entrou em contato com Charles e combinou a devolução de ‘Chapo’, que ocorreu nesta sexta-feira (17).
Na mesma data, o atleta publicou um vídeo na sua rede social agradecendo os responsáveis que atuaram no resgate do animal.
“Quero agradecer a todo mundo pela força que deu. “Tô” feliz demais. O ‘Chapo’ voltou pra casa”, disse.
Animal foi resgatado em terminal portuário em Guarujá — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
O Instituto Ambiecco é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2020, com sede em Peruíbe (SP). A instituição tem o objetivo de desenvolver ações que visam a conservação do bioma Mata Atlântica e da biodiversidade brasileira.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)