G1 Mundo

Chefe da diplomacia europeia diz que acordo com Mercosul pode sair até o fim do ano

today18 de julho de 2023 10

Fundo
share close

“Não haverá um avanço, mas há um claro desejo de continuar trabalhando com base nas duas propostas. Tenho certeza que até o fim do ano podemos chegar a um acordo””.

Líderes dos blocos, que reúnem 60 países, estão na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, para debater o assunto.

A negociação para o acordo entre UE e Mercosul foi concluída parcialmente em 2019. O texto negociado entre os blocos, que está em fase de revisão pelos países, permite que empresas europeias disputem licitações abertas pelo setor público em condições de igualdade com as empresas brasileiras, com exceções para determinados produtos.



No entanto, neste ano, os europeus apresentaram um documento com penas – consideradas duras e complexas pelo governo brasileiro – para o desmatamento e agressões ao meio ambiente. Dessa forma, os líderes sul-americanos pretendem apresentar uma contra-proposta a ideia da UE.

Lula se encontra com president da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Bélgica em 17 de julho de 2023 — Foto: Yves Herman/Reuters

Mesmo com a divergência de pensamentos, Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também esperam que o pacto seja concluído até o fim deste ano.

Suspensão do acordo de grãos

Durante a coletiva, Borrell disse que não concorda com a ideia de Putin sobre usar a fome como arma. “É uma das piores notícias para o mundo”.

O pacto – negociado em julho de 2022 – visava aliviar uma crise global de alimentos, permitindo que os grãos ucranianos bloqueados pelo conflito Rússia-Ucrânia fossem transportados pelo Mar Negro com segurança.

A invasão na Ucrânia em fevereiro de 2022 fez com que os preços globais dos grãos disparassem. Dessa forma, o pacto buscava reduzir o preço dos produtos, segundo a Organização das Nações Unidas.

A parceria é importante porque a Ucrânia e a Rússia estão entre os maiores exportadores de commodities do mundo e impactam no preço de produtos mundialmente.

O presidente Lula durante discurso em Bruxelas, na Bélgica — Foto: Reprodução/TV BrasilGov

Lula criticou na segunda-feira que gastos com a guerra entre Rússia e Ucrânia em detrimento de investimento em ações de combate à fome. Ele também afirmou que as sanções impostas pelos países europeus, em razão do conflito, penalizam as populações mais vulneráveis.

“Em linha com a Carta das Nações Unidas, repudiamos veementemente o uso da força como meio de resolver disputas. O Brasil apoia as iniciativas promovidas por diferentes países e regiões em favor da cessação imediata de hostilidades e de uma paz negociada. Recorrer a sanções e bloqueios sem o amparo do direito internacional serve apenas para penalizar as populações mais vulneráveis”, afirmou o petista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘attenzione-pickpocket’:-mulher-alertando-turistas-sobre-furtos-viraliza-na-internet

G1 Mundo

‘Attenzione pickpocket’: Mulher alertando turistas sobre furtos viraliza na internet

"Attenzione pickpocket!" ou "Attenzione borseggiatrici!". Se você topou com uma dessas duas frases nas redes sociais, nos últimos dias, saiba que você não está sozinho. Essas duas expressões italianas viralizaram na internet recentemente e possuem uma origem inusitada. Ambas as frases ficaram conhecidas por causa de posts feitos no TikTok, onde uma mulher alerta turistas sobre furtos em Veneza, gritando as frases. As expressões, em português, significam "atenção, batedores de […]

today18 de julho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%