G1 Mundo

China diz estar disposta a levar cooperação com a Rússia para ‘novo nível’

today24 de maio de 2023 5

Fundo
share close

Primeiros-ministros chinês e russo se encontraram em Pequim, nesta quarta-feira (24). Em março, Xi Jinping disse que China e Rússia são ‘sócios estratégicos’.


Mikhail Mishustin e Li Qiang, primeiros-ministros da Rússia e China, durante encontro em Pequim, em 24 de maio de 2023 — Foto: REUTERS/Thomas Peter/Pool



A China está disposta a levar a cooperação com a Rússia para um “novo nível”, afirmou o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta quarta-feira (24). Li se reuniu com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, em Pequim.

O primeiro-ministro chinês disse que o país quer trabalhar com a Rússia para promover a cooperação pragmática em vários campos.

Li disse ainda que a cooperação entre os dois países tem mostrado uma boa tendência de desenvolvimento e que a escala de investimentos entre Rússia e China continua crescendo.

O encontro com o primeiro-ministro russo em Pequim marca a primeira visita de um membro do alto escalão do Kremlin à capital chinesa desde o início da guerra na Ucrânia.

Mishustin disse que a relação entre Rússia e China estão em um alto nível, sendo caracterizada pelo respeito mútuo pelos interesses de cada um. O líder russo afirmou também que a visita de Xi Jinping a Moscou foi uma confirmação da natureza especial da relação bilateral.

Quando Xi visitou Moscou em março, Pequim disse que a viagem era o primeiro passo da China em tentar liderar uma nova rodada de negociação de paz entre a Rússia e Ucrânia.

Por outro lado, Serviços de Inteligência do Reino Unido e dos Estados Unidos já afirmaram que a Rússia começou a comprar armas da China para tentar fazer frente ao apoio do Ocidente à Ucrânia.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

primeiro-ministro-diz-que-japao-nao-tem-planos-de-entrar-para-a-otan

G1 Mundo

Primeiro-ministro diz que Japão não tem planos de entrar para a Otan

No começo do mês, embaixador japonês nos Estados Unidos disse que aliança militar planejava abrir escritório em Tóquio para facilitar consultas na Ásia. Premiê japonês, Fumio Kishida, durante discurso em Tóquio — Foto: Yoshikazu Tsuno/Pool via REUTERS O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida afirmou que o Japão não tem planos de entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta quarta-feira (24). Por outro lado, Kishida disse saber que […]

today24 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%