G1 Mundo

Primeiro-ministro diz que Japão não tem planos de entrar para a Otan

today24 de maio de 2023 7

Fundo
share close

No começo do mês, embaixador japonês nos Estados Unidos disse que aliança militar planejava abrir escritório em Tóquio para facilitar consultas na Ásia.


Premiê japonês, Fumio Kishida, durante discurso em Tóquio — Foto: Yoshikazu Tsuno/Pool via REUTERS



O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida afirmou que o Japão não tem planos de entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta quarta-feira (24). Por outro lado, Kishida disse saber que a organização tem planos de abrir um escritório no país.

A Otan é uma aliança militar formada por mais de 30 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Portugal. A organização foi criada em 1949 para fazer oposição à União Soviética.

Se isso se as intenções da aliança de abrir um escritório no Japão se concretizarem, será a primeira unidade administrativa da Otan na Ásia.

No começo de maio, o embaixador do Japão nos Estados Unidos afirmou que a Otan planejava abrir um escritório em Tóquio para facilitar consultas no continente asiático.

O primeiro-ministro do Japão disse que não sabe de nenhuma decisão tomada em relação à abertura do escritório, mas reafirmou que o país não deseja ingressar na Otan neste momento.

O Japão tem estreitado laços com a Otan nos últimos anos, diante do avanço militar da China. Em 2014, o então primeiro-ministro Shinzo Abe assinou um acordo de parceria com a aliança.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

senado-aprova-indicacao-de-tres-nomes-para-embaixadas-em-cuba,-israel-e-no-reino-unido

G1 Mundo

Senado aprova indicação de três nomes para embaixadas em Cuba, Israel e no Reino Unido

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (23), os nomes dos embaixadores indicados pelo governo para o Reino Unido e Irlanda do Norte, Cuba e Israel. Os nomes serão enviados para a presidência da República nomeá-los formalmente no "Diário Oficial". Antônio Patriota para embaixador no Reino Unido e Irlanda do NorteChristian Vargas para embaixador em CubaFrederico Salomão Duque Estrada Meyer para embaixador em Israel Indicado pelo governo Lula para o posto […]

today24 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%