G1 Mundo

China encerra exercícios de guerra de dois dias em torno de Taiwan

today25 de maio de 2024 10

Fundo
share close

Taiwan condenou os exercícios e os chamou de “evidente provocação”, dando detalhes dos aviões e navios de guerra chineses.

O canal militar da televisão estatal chinesa comunicou na noite de sexta-feira que os exercícios haviam sido concluídos. Um comentário no “Diário Oficial” do Exército de Libertação Popular disse que eles duraram dois dias, de quinta a sexta-feira, conforme anunciado anteriormente.

O Ministério da Defesa da China não respondeu aos pedidos de comentários.



A China, que afirma governar democraticamente Taiwan como seu próprio território, lançou os exercícios “Joint Sword – 2024A” três dias depois de Lai Ching-te se tornar presidente de Taiwan — um homem que Pequim chama de “separatista”.

Pequim disse que as simulações foram um “castigo” pelo discurso de posse de Lai na segunda-feira, no qual afirmou que os dois lados do Estreito de Taiwan “não eram subordinados um ao outro”.

A China interpretou esse comentário como uma declaração de que os dois são países separados.

Lai sugeriu diversas negociações com a China, todas rejeitadas. Ele diz que apenas o povo de Taiwan pode decidir sobre seu futuro e desaprova as reivindicações de soberania de Pequim. O governo de Taiwan condenou os exercícios, dizendo que não se deixará intimidar pela pressão chinesa.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse ter detectado 62 aeronaves militares chinesas e 27 navios da marinha na sexta-feira, incluindo 46 aviões que cruzaram a linha do Estreito de Taiwan, que servia como barreira não oficial entre os dois lados.

Aviões chineses, incluindo caças Su-30 avançados e bombardeiros H-6 com capacidade nuclear, voaram no estreito e também no canal Bashi, que separa Taiwan das Filipinas, disse o ministério, que publicou na sexta-feira imagens feitas por aviões da Força Aérea de Taiwan de um caça chinês J-16 e um H-6.

O gabinete presidencial de Taiwan afirmou neste sábado que os movimentos militares da China arruinaram o status quo pacífico e estável no Estreito de Taiwan.

Eles “também constituem uma evidente provocação à ordem internacional e suscitaram séria preocupação e condenação por parte da comunidade internacional”, afirmou o gabinete em um comunicado.

'Guerra' de vídeos expõe escalada nas tensões entre China e Taiwan

‘Guerra’ de vídeos expõe escalada nas tensões entre China e Taiwan




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-ignora-decisao-da-corte-internacional-de-justica-e-bombardeia-rafah,-no-sul-de-gaza

G1 Mundo

Israel ignora decisão da Corte Internacional de Justiça e bombardeia Rafah, no sul de Gaza

Um dia após a Corte Internacional de Justiça determinar que Israel interrompa todas as operações militares em Rafah, no sul de Faixa de Gaza, o país desrespeitou a ordem e bombardeou a região. Câmeras flagraram fumaça preta em vários pontos da cidade. São decisões que deveriam obrigatoriamente ser obedecidas, apesar de o tribunal não dispor de força policial para garantir o cumprimento delas. ➡️Desde que a Corte se pronunciou, Israel […]

today25 de maio de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%