G1 Mundo

China estabelece meta de crescimento de 5% para 2023

today5 de março de 2023 13

Fundo
share close

O primeiro-ministro Li Keqiang, principal autoridade econômica, estabeleceu a meta de crescimento deste ano em “cerca de 5%”, após o fim dos controles antivírus que mantiveram milhões de pessoas em casa e desencadearam protestos.

O crescimento do ano passado na segunda maior economia do mundo caiu para 3%, o segundo nível mais fraco desde pelo menos a década de 1970.

“Devemos dar prioridade à recuperação e expansão do consumo”, disse Li em um discurso sobre os planos do governo perante o Congresso Nacional do Povo cerimonial no Grande Salão do Povo no centro de Pequim.



Premiê chinês, Li Keqiang, discursa durante reunião do Partido Comunista chinês — Foto: Ng Han Guan/AP

A reunião completa dos 2.977 membros do NPC é o evento de maior destaque do ano, mas seu trabalho se limita a endossar decisões tomadas pelo Partido Comunista no poder e mostrar iniciativas oficiais.

Este mês, o NPC deve endossar a nomeação de um governo de partidários de Xi, incluindo um novo primeiro-ministro, depois que o presidente de 69 anos expandiu seu status como a figura mais poderosa da China em décadas, concedendo a si mesmo um terceiro mandato de cinco anos.

O relatório de Li pediu o aumento dos gastos do consumidor aumentando a renda familiar, mas não deu detalhes em seu discurso de 53 minutos. Foi menos da metade da extensão dos relatórios de trabalho em alguns anos anteriores.

O primeiro-ministro pediu “aumentar a força e a autoconfiança de nosso país em ciência e tecnologia”, uma área na qual os esforços liderados pelo estado de Pequim para criar concorrentes em carros elétricos, energia limpa, telecomunicações e outros campos prejudicaram as relações com Washington e outros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

colombia-quer-exportar-hipopotamos-de-pablo-escobar

G1 Mundo

Colômbia quer exportar hipopótamos de Pablo Escobar

Os biólogos afirmam que os hipopótamos ameaçam o ecossistema local por não terem predadores naturais na Colômbia. As fezes dos animais alteram ainda a composição dos rios próximos, o que afeta peixes-boi, capivaras e outras espécies. O diretor do gabinete de Gestão da Biodiversidade da autoridade regional das Bacias dos Rios Negro e Nare (Cornare), David Echeverry, contou nesta quinta-feira (02/03) que estão sendo feitos os respectivos contatos para "a […]

today5 de março de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%