G1 Mundo

China faz apelo por medidas ‘ousadas’ para cortar custos de ter bebês

today11 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

Uma autoridade de saúde chinesa pediu aos governos locais que tomem medidas “ousadas” para reduzir o custo de ter bebês e criar filhos. A ideia é que isso reduza o fardo sobre as famílias e aumente a fertilidade, informou uma publicação apoiada pelo Estado nesta sexta-feira (10).

A população da China caiu no ano passado pela primeira vez em seis décadas, mostraram dados divulgados no mês passado, uma virada histórica que deve marcar o início de um longo período de declínio.

Além disso, há a perspectiva de uma população envelhecendo rapidamente, o que desacelera a economia à medida que as receitas caem e a dívida do governo aumenta devido à elevação dos custos de saúde e bem-estar.



Xi Jinping, presidente da China, em foto de 21 de dezembro de 2022 — Foto: Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via Reuters

Yang Wenzhuang, diretor do Departamento de Monitoramento Populacional e Desenvolvimento Familiar da Comissão Nacional de Saúde (NHC), enfatizou a importância do apoio familiar para melhorar a taxa de fertilidade, informou a publicação.

Yang disse que as preocupações com dinheiro e desenvolvimento de carreira entre as mulheres são os principais fatores para as pessoas optarem por não ter filhos, acrescentando que políticas precisas são necessárias para melhorar o nível de fertilidade.

“Os governos locais devem ser encorajados a explorar ativamente e fazer inovações ousadas na redução do custo do parto, assistência infantil e educação” para promover o desenvolvimento equilibrado de longo prazo da população, afirmou Yang.

Os comentários de Yang foram divulgados na última edição da revista do NHC, Population and Health, segundo a publicação.

PIB da China cresceu 3% em 2022 e teve um dos piores resultados dos últimos 50 anos — Foto: Andy Wong/AP

A China esteve durante décadas preocupada com a perspectiva de crescimento populacional descontrolado e impôs uma rígida política de filho único de 1980 a 2015 para manter os números sob controle.

Mas agora a população começou a diminuir e a Índia está prestes a se tornar o país mais populoso do mundo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tio-rico,-preso-no-recreio-por-mandar-matar-promotor,-queria-virar-o-maior-fornecedor-de-cocaina-do-rio,-diz-policia

G1 Mundo

Tio Rico, preso no Recreio por mandar matar promotor, queria virar o maior fornecedor de cocaína do Rio, diz polícia

Ainda segundo o setor de Inteligência da Polícia Civil, uma vez estabelecido como distribuidor de drogas no RJ, partiria para “estender seu domínio para todo o país”. Marcelo Pecci, promotor paraguaio morto na Colômbia — Foto: GETTY IMAGES/via BBC Pecci estava em lua de mel em Cartagena das Índias, na Colômbia, quando foi assassinado por duas pessoas que se aproximaram em um jet-ski e, mesmo da água, abriram fogo. Pecci […]

today11 de fevereiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%