G1 Santos

Chuva e ventos fortes colocam Baixada Santista em ‘alerta laranja’; entenda

today26 de maio de 2024 3

Fundo
share close

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um ‘alerta laranja’ para a Baixada Santista, no litoral de São Paulo. De acordo com o órgão, a previsão é de ventos entre 60 e 100 km/h. Além disso, há possibilidade de chuva superior a 30mm.

O ‘alerta laranja’ representa perigo, com risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e corte de energia. O boletim da entidade é válido até segunda-feira (27).

A mudança climática na região, de acordo com o Instituto Climatempo, é reflexo de uma frente fria que se formou entre o Sul do Brasil e o Paraguai e avançou rapidamente para o Sudeste e do Centro-Oeste do país. Veja mais sobre a previsão do tempo no final.



Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o instituto recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Segundo o Inmet, outras recomendações podem ser verificadas com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Entenda a classificação dos alertas do Inmet

  • Alerta amarelo 🟡

    Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.

  • Alerta laranja 🟠

    Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.

  • Alerta vermelho 🔴

    É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.

Frente fria derrubou a temperatura nas cidades da Baixada Santista, assim como em Santos, SP — Foto: Luiz Fernando Menezes/AE

A previsão do tempo para este domingo (26) de chuva e temperatura entre 17ºC e 21ºC com umidade do ar elevada, acima de 92%, de acordo com o Instituto Climatempo. A expectativa é de que o cenário pouco mude para os próximos três dias.

De segunda-feira (27) a quarta-feira (29) haverá possibilidade de chuva, mas o sol volta a aparecer entre nuvens. Os termômetros, porém, ainda vão marcar entre 17ºC e 24ºC.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidade-da-baixada-santista-abre-inscricoes-para-aulas-de-musica;-saiba-como-participar

G1 Santos

Cidade da Baixada Santista abre inscrições para aulas de música; saiba como participar

Cursos são destinados a moradores do bairro Vila Nova em Cubatão (SP). Programa Cubatão Sintonia oferece aulas de música. — Foto: Arquivo Cubatão Sinfonia/Prefeitura de Cubatão A Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão (SP) está com inscrições abertas para aulas gratuitas de dança, violão, violino e percussão por meio do Programa Cubatão Sintonia. Os cursos são destinados a moradores de até 18 anos da comunidade Vila Nova. De […]

today26 de maio de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%