As fortes chuvas que atingiram o Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, causaram pontos de alagamentos devido o transbordamento de rios em Eldorado e Cajati. Segundo apurado pelo g1, nesta segunda-feira (26), não há desalojados ou desabrigados, mas os órgãos de Defesa Civil estão em alerta.
Em nota, a Prefeitura de Eldorado disse que monitora as regiões de risco de cheias e alagamentos, em especial, o Distrito do Braço — devido às chuvas da tarde do último domingo (25). A Defesa Civil também acompanha o nível do Rio do Batatal, que cruza o bairro.
Os agentes da Defesa Civil realizam visitas domiciliares para levantamento do número de famílias que possam ser retiradas das casas. No entanto, não há desabrigados ou desalojados, pois os moradores preferiram apenas suspender móveis e pertences.
Nível do Rio do Batatal, em Eldorado, subiu e causou pontos de alagamento — Foto: Divulgação/Defesa Civil
Segundo apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, o nível do Rio Jacupiranguinha subiu e causou pontos de alagamento, na Vila Vitória, em Cajati. Apesar disso, a preocupação da Defesa Civil é com os riscos de deslizamentos.
“Vai ter um pouquinho mais de chuva. […] Nosso rio é desassoreado, então a vazão dele está boa, em relação a outros anos está ótima. Essa cheia é por conta do volume de chuva que caiu que, infelizmente, foi um caso bem raro de volume, mas o rio está se comportamento bem. Nosso problema maior são os deslizamentos”, disse a agente da Defesa Civil, Leonice Gonsalves.
Segundo ela, o município registrou 130 mm de chuva na área rural, enquanto na região central 76mm. “O que está acontecendo aqui é em decorrência ao que choveu na área rural e não aqui no Centro”.
O g1 entrou em contato com a Defesa Civil Estadual, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Nível do Rio Jacupiranguinha subiu e causou pontos de alagamento em Cajati (SP) — Foto: Dione Aguiar/g1
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)