G1 Mundo

Chuvas no RS: Uruguai enviou helicóptero e tripulação para ajudar nas buscas

today9 de maio de 2024 9

Fundo
share close

Rio Grande do Sul enfrenta piores chuvas da história do estado; 100 morreram e mais de 100 estão desaparecidos. Avião de grande porte foi dispensado por falta de pista de pouso.


Helicóptero da Força Aérea do Uruguai emprestado ao Brasil para ajudar nas operações de socorro no Rio Grande do Sul — Foto: FAU/Divulgação



As ações de socorro aos atingidos pela enchente histórica no Rio Grande do Sul, na última semana, contam com o apoio de um helicóptero emprestado pelo governo do Uruguai – país vizinho ao estado.

Segundo o Palácio do Planalto, o governo uruguaio enviou um helicóptero Delfin Bell 212 e uma equipe de oito tripulantes entre pilotos, copilotos, técnicos e socorristas.

No fim da última semana, o país vizinho também chegou a oferecer um avião KC-130H com tripulação. O governo brasileiro, no entanto, informou que não haveria pistas de pouso na região para a operação dessa aeronave.

“Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível. Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasieira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave”, diz nota do Planalto.

Chuva no RS: países vizinhos enviam ajuda ao Brasil

Chuva no RS: países vizinhos enviam ajuda ao Brasil

No início de maio, o governo do Rio Grande do Sul contatou embaixadores de países vizinhos para pedir ajuda.

“Nesse momento crítico, nossos esforços devem estar concentrados no resgate de pessoas, e os efetivos disponibilizados atuarão em conjunto com as forças de segurança locais, dentro das condições operacionais cabíveis às ações de busca e salvamento”, afirmou Leite em um dos pedidos obtidos pela GloboNews.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

boeing-737-derrapa-na-pista-do-aeroporto-de-dacar,-no-senegal,-e-11-ficam-feridos

G1 Mundo

Boeing 737 derrapa na pista do aeroporto de Dacar, no Senegal, e 11 ficam feridos

O incidente deixou um piloto e 10 dos 79 passageiros a bordo feridos e provocou o fechamento do aeroporto da capital senegalesa, que permanecia inoperante até a última atualização desta reportagem. Segundo o jornal "Le Monde", quatro dos feridos se encontram em estado grave. Boeing 737 que derrapou na pista do aeroporto internacional de Dacar, no Senegal, em 9 de maio de 2024. — Foto: Reprodução/ Redes sociais Segundo a […]

today9 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%