G1 Mundo

Ciclone Mocha: temporais com ventos de até 210 km/h arrancam telhados e derrubam torre de comunicações em Mianmar

today14 de maio de 2023 8

Fundo
share close

Os temporais causados pelo ciclone Mocha no litoral de Bangladesh e de Mianmar, com ventos de até 210 km/h, arrancaram telhados, obrigaram milhares a se abrigar e derrubou uma torre de comunicações neste domingo (14), informou a agência Reuters.

O ciclone atingiu principalmente Mianmar. As ruas da cidade portuária de Sittwe, capital do estado de Rakhine, ficaram alagadas e sofreram com os fortes ventos. Andares térreos de prédios chegaram a ficar debaixo d’água.

“Todo o norte de Rakhine sofreu graves danos”, disse o porta-voz do Exército de Arakan, Khine Thu Kha. “As pessoas estão com problemas.”



Homem segura uma criança em direção ao abrigo mais próximo em Teknaf, em Bangladesh. — Foto: Reuters

As redes de comunicação no estado foram interrompidas depois que o ciclone atingiu a costa, disseram a ONU (Organização das Nações Unidas) e a mídia local.

Uma das principais preocupações das autoridades, a região de Cox’s Bazar, em Bangladesh, foi menos afetada pelos temporais.

O distrito fronteiriço abriga um acampamento com cerca de um milhão de refugiados da etnia rohingya, que fugiram de uma repressão liderada por militares em Mianmar, em 2017.

Pessoas se abrigam em uma escola de Cox’s Bazar, em Bangladesh, em 14 de maio de 2023. — Foto: Reuters

“Felizmente, pudemos escapar do pior do ciclone”, disse Mohammad Shamsud Douza, funcionário do governo de Bangladesh encarregado dos refugiados. “Estamos recebendo alguns relatos de cabanas danificadas, mas não há vítimas.”

Cerca de 400 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco em Mianmar e Bangladesh antes da chegada do ciclone Mocha.

As tempestades, que foram as mais fortes da região nos últimos anos, está enfraquecendo gradualmente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-na-turquia:-resultados-parciais-indicam-disputa-acirrada

G1 Mundo

Eleições na Turquia: resultados parciais indicam disputa acirrada

O resultado oficial, porém, deve ser anunciado só mais tarde pelo Conselho Superior Eleitoral do país. Por volta das 20h (horário de Brasília), o chefe da autoridade eleitoral, Ahmet Yavas, disse que 87,13% das urnas já tinham sido apuradas pelo conselho. Ele não informou o resultado preliminar. De acordo com divulgação da agência de notícias estatal Anadolu, com 95,45% das urnas contabilizadas por volta de 19h20 (horário de Brasília), a […]

today14 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%