G1 Mundo

Cidadãos de 40 países já tiveram permissão para deixar Faixa de Gaza; veja lista

today12 de novembro de 2023 8

Fundo
share close

Veja abaixo as nacionalidades dos 3.886 cidadãos de Gaza resgatados até agora.

Países com cidadãos resgatados da Faixa de Gaza — Foto: Arte/g1



“O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, afirmou o órgão.

Inicialmente, o grupo tinha 34 nomes, mas uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12, desistiram da repatriação neste momento por “motivos pessoais”, segundo o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas.

Segundo a embaixada, o grupo tem 22 brasileiros e as demais pessoas são palestinas, familiares próximos — como filhos e esposas.

O grupo é formado por pessoas que estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.

A previsão é de que os resgatados fiquem no Egito no domingo para descansar e se alimentar. Depois, a viagem seguirá em direção a Cairo, capital do Egito, de onde o trajeto até o Brasil deve durar de 12 a 14 horas.

Além dos brasileiros, a lista de saída teve cidadãos de outros 14 países, somando 588 pessoas.

EUA e Canadá lideram lista

As saídas de estrangeiros começaram em 1º de novembro. Uma fonte ouvida pela agência Reuters afirmou que a abertura foi permitida por meio de um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas. Os Estados Unidos estariam coordenando os esforços.

Os EUA são o país com maior número de cidadãos autorizados a cruzar a fronteira e deixar a Faixa de Gaza, são 1.267 ao todo. O Canadá é o segundo país mais beneficiado, com 385.

A área onde fica a passagem de Rafah para o Egito já ficou fechada mais de uma vez após ataques de Israel.

O país, no entanto, afirma que as pausas não representam um paralisação da guerra contra o Hamas “Não há cessar-fogo. O que estamos fazendo, essa janela de quatro horas, são pausas táticas e locais para ajuda humanitária”, disse o porta-voz do Exército, tenente-coronel Richard Hecht.

Infográfico mostra limites entre Faixa de Gaza, Rafah, Israel e Egito. — Foto: Editoria de arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileira-diz-que-ainda-tem-parentes-em-gaza:-‘nao-quero-deixar-minha-familia-morrer’

G1 Mundo

Brasileira diz que ainda tem parentes em Gaza: ‘Não quero deixar minha família morrer’

Em um vídeo feito após o resgate, ela falou sobre a preocupação com os familiares que continuam na Faixa de Gaza. A gente vai sair na primeira lista, mas eu não quero deixar minha família morrer aqui na Faixa de Gaza. Eles estão sem casa, na escola em Khan Younis. Então, espero que os nomes deles saiam na segunda lista. — Samira Hassan, brasileira resgatada de Gaza. Segundo a embaixada […]

today12 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%